https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/issue/feed Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas 2025-03-19T10:21:21-03:00 JAIRO AFONSO HENKES jairohenkes333@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>A Revista Brasileira de Aviação Civil &amp; Ciências Aeronáuticas</strong> nasce com propósito de estabelecer um vínculo entre a Academia e a sociedade, pela apresentação e produção de conteúdos acadêmico-científicos de valor intangível, demonstrando as descobertas que merecem ser publicadas e promovidas para a sociedade.</p> <p><strong>A revista tem acesso aberto</strong> para ampliar a divulgação dos trabalhos nela publicados, no entanto devem realizar o <strong>Cadastro Gratuito</strong> para acessar ao conteúdoreservados os direitos autorais, estabelecidos em nossa licença <strong>Creative Commons. </strong></p> <p><strong>Cadastro: Seu Login de Acesso deve ter somente letras (minúsculas) e números (obrigatório).</strong></p> <p>Em tempos de ferramentas digitais o processo de produção e socialização de conteúdos torna-se mais efetivo, proporcionando uma maior visibilidade das ações desenvolvidas na Academia, tanto dentro como fora dela.</p> <p>O SEER- Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, através da RBAC&amp;CiA tende a proporcionar aos cursos e acadêmicos em especial ao Curso de Ciências Aeronáuticas e as Pós Graduações da Área do Saber, a divulgação e publicação de suas atividades acadêmicas, estudos de campo, Artigos Científicos, projetos de Pesquisa e Extensão, para toda sociedade.</p> <p>Com este projeto procura-se incrementar à produção acadêmica na Área das Ciências Aeronáuticas, da Aviação Civil, do Transporte Aéreo entre outras, sem esquecer da segurança e da sustentabilidade socioambiental, abrindo espaços para a publicação de diferentes trabalhos científicos em Portal de Periódicos aberto, desta forma se oportuniza ao Corpo Docente e Discente de diferentes instituições de ensino, um estímulo à produção de novos conteúdos, análises e pesquisas científicas, promovendo sua Faculdade, Centros Universitários, Universidade, Cursos, Professores, Pesquisadores e Acadêmicos da área.</p> <p>Ao acessar a Revista, faça seu cadastro pessoal, como Leitor e Autor, com Login e Senhas próprios, para acessar ao conteúdo de todas as edições e as diretrizes para autores.</p> <p>A RBAC &amp; CiA tem um Conselho Editorial, uma Equipe Editorial, Avaliadores/Revisores, responsáveis para coordenar, avaliar, desenvolver e organizar o Processo Produtivo Editorial de modo a garantir sua qualidade e periodicidade, atendendo aos condicionantes do ISSN e demais postulações futuras.</p> <p><strong>“Revista Brasileira de Aviação Civil &amp; Ciências Aeronáuticas”//</strong><strong> </strong><strong> </strong><strong>“Brazilian Journal of Civil Aviation &amp; Aeonautical Sciences</strong><strong><em>”</em></strong></p> https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/292 A APLICAÇÃO DO NÚMERO DE REYNOLDS EM DIFERENTES TIPOS DE AEROFÓLIOS DE AERONAVES 2025-03-18T09:09:25-03:00 Gabriel de Lima Bohus bohuslima@outlook.com Jorge Melquiades Costa da Silva Filho jorgemelquiades7@gmail.com Carlos Eduardo Martins carlos.martins@professores.aerotd.edu.br Bruno César de Andrade Silva bruno.bcas@gmail.com <p>O objetivo do presente trabalho é analisar o comportamento do fluxo aerodinâmico com a variação do número de Reynolds e compreender a aplicação do número de Reynolds no dimensionamento de aerofólios aeronáuticos. A metodologia do trabalho tem como classificação qualitativa, na qual a abordagem possibilitou compreender os conceitos envolvidos com o número de Reynolds, através de uma pesquisa bibliográfica, a pesquisa foi caracterizada como descritiva, com o objetivo de relatar características, analisando e comparando dados sobre aerofólios. Os resultados obtidos apresentaram que a aplicação do número de Reynolds é fundamental para o dimensionamento dos aerofólios, no entanto cada número de Reynolds possui uma eficiência maior de acordo com o objetivo de cada aerofólio, sendo importante analisar se ele será usado em altas ou baixas velocidades, se deve ou não possuir sustentação por exemplo.</p> <p><br><strong>Palavras-chave</strong>: Número de Reynolds; aeronaves; aerofólio.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong><br><em>The objective of the present work is to analyze the behavior of the aerodynamic flow with the variation of the Reynolds number and understand the application of the Reynolds number in the design of aeronautical airfoils. The methodology of the work has a qualitative classification, in which the approach made it possible to understand the concepts involved with the Reynolds number. Through bibliographical research, the research was characterized as descriptive, with the objective of reporting characteristics, analyzing and comparing data on airfoils. The results obtained showed that the application of the Reynolds number is fundamental for the sizing of airfoils, however each Reynolds number has greater efficiency according to the objective of each airfoil, and it is important to analyze whether it will be used at high or low speeds, whether it should have support, for example.</em></p> <p><em><strong>Keywords:</strong> Reynolds number; aircraft; airfoil.</em></p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/293 AVANÇANDO PARA O AZUL: VIABILIDADE E IMPACTOS DOS AVIÕES ZEROe DA AIRBUS MOVIDOS A HIDROGÊNIO 2025-03-18T09:39:24-03:00 Edimar Dziwulski edimar.dw@gmail.com Wesler Fonseca Ribeiro weslerfr@outlook.com Flávio Leopoldo Basilio flaviofastech@gmail.com <p>Este estudo investiga a viabilidade dos aviões ZEROe da Airbus, que utilizarão hidrogênio, como combustível principal, contrastando-os com tecnologias de combustíveis fósseis tradicionais no que diz respeito a eficiência, custos e impactos ambientais. A pesquisa aborda os desenvolvimentos tecnológicos necessários para a adoção do hidrogênio na aviação, incluindo desafios de infraestrutura e barreiras regulatórias. Analisa-se a eficácia ambiental do hidrogênio, destacando sua capacidade de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes. A análise econômica aponta para uma eventual rentabilidade do hidrogênio, apesar dos altos custos iniciais, especialmente com o amadurecimento de tecnologias e o aumento da eficiência na produção e logística do combustível. Finalmente, discutem-se as perspectivas futuras para a aviação sustentável, enfatizando o papel vital dos governos e organizações internacionais na facilitação dessa transição energética. O estudo conclui que, enquanto existem desafios substanciais, os benefícios a longo prazo do hidrogênio como combustível promoverá, não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também oferecem economias para as operadoras aéreas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Hidrogênio; Aviões ZEROe; Sustentabilidade; Aviação. Airbus.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>This study investigates the viability of Airbus’ ZEROe aircraft, which will use hydrogen as the primary fuel, comparing them with traditional fossil fuel technologies in terms of efficiency, costs and environmental impacts. The research addresses the technological developments required for the adoption of hydrogen in aviation, including infrastructure challenges and regulatory barriers. The environmental effectiveness of hydrogen is analyzed, highlighting its ability to significantly reduce greenhouse gas emissions and other pollutants. The economic analysis points to the eventual profitability of hydrogen, despite the high initial costs, especially as technologies mature and efficiency in fuel production and logistics increases. Finally, the future prospects for sustainable aviation are discussed, emphasizing the vital role of governments and international organizations in facilitating this energy transition. The study concludes that, while substantial challenges remain, the long-term benefits of hydrogen as a fuel will not only promote environmental sustainability, but also offer economic for airline company.</em></p> <p><em><strong>Keywords</strong>: Hydrogen; ZEROe planes; Sustainability; Aviation; Airbus.</em></p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/294 IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVIAÇÃO COMERCIAL MUNDIAL 2025-03-18T10:03:23-03:00 Thiago Pimenta Fernandes areavip@gmail.com <p>A inteligência artificial (IA) tem o potencial de transformar a aviação comercial, especialmente no que diz respeito à segurança operacional. Este artigo explora como a IA pode ser utilizada para melhorar a segurança na aviação, analisando estatísticas de causas de acidentes aeronáuticos, como erro humano e operacional, e demonstrando como a IA pode reduzir esses incidentes. Comparações com a tecnologia de carros autônomos são feitas para ilustrar a complexidade e os desafios únicos enfrentados pela aviação. Conclui-se com uma previsão sobre o futuro da IA na aviação comercial.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Inteligência Artificial; Aviação Comercial; Segurança Operacional; Erro Humano; Carros Autônomos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>Artificial intelligence (AI) has the potential to transform commercial aviation, especially in terms of operational safety. This article explores how AI can be used to improve aviation safety by analyzing statistics on the causes of aviation accidents, such as human error and operational failures, and demonstrating how AI can reduce these incidents. Comparisons with autonomous car technology are made to illustrate the complexity and unique challenges faced by aviation. The article concludes with a forecast on the future of AI in commercial aviation.</em></p> <p><em><strong>Keywords:</strong> Artificial Intelligence; Commercial Aviation; Operational Safety; Human Error; Autonomous Cars.</em></p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/295 SUBJECTIVITY CHALLENGES IN EVALUATING OBSERVABLE BEHAVIORS IN CBTA 2025-03-18T10:13:16-03:00 Felipe Gontijo Guimarães felipe.fgg@hotmail.com Rodrigo Luiz de Souza Rodrigues fay.rodrigues@gmail.com <p>This study investigates the challenges of subjectivity in the evaluation of observable behaviors (OBs) within the Competency-Based Training and Assessment (CBTA) framework applied to civil aviation. The assessment of competencies through OBs is a fundamental pillar of CBTA, allowing the measurement of pilots' knowledge, skills, and attitudes in real or simulated operational scenarios. However, subjectivity in evaluators' judgments can compromise the standardization and reliability of results, leading to interpretative variations that affect crew training and certification. This research analyzes the main factors influencing this variability, including evaluators' experience, clarity of assessment criteria, and task complexity. Additionally, different competency assessment models and their limitations in mitigating subjectivity are discussed. Finally, a new theoretical framework is proposed to enhance OB evaluation, reducing interpretative discrepancies among evaluators and ensuring greater consistency in the assessment process.</p> <p><strong>Keywords:</strong> CBTA; Observable Behaviors; Competency Assessment; Subjectivity; Operational Safety.</p> <p><br><strong>RESUMO</strong></p> <p><br>Este estudo investiga os desafios da subjetividade na avaliação de comportamentos observáveis (OBs) no Treinamento e Avaliação Baseados em Competências (CBTA) aplicado à aviação civil. A avaliação de competências por meio de OBs é um dos principais pilares do CBTA, permitindo medir conhecimentos, habilidades e atitudes dos pilotos em cenários operacionais reais ou simulados. No entanto, a subjetividade no julgamento dos avaliadores pode comprometer a padronização e a confiabilidade dos resultados, gerando variações interpretativas que impactam a formação e certificação dos tripulantes. A pesquisa analisa os principais fatores que influenciam essa variabilidade, incluindo a experiência dos avaliadores, a clareza dos critérios avaliativos e a complexidade das tarefas observadas. Além disso, são discutidos diferentes modelos de medição de competências e suas limitações na mitigação da subjetividade. Por fim, propõe-se um novo referencial teórico para aprimorar a avaliação dos OBs, reduzindo as diferenças interpretativas entre avaliadores e garantindo maior consistência no processo avaliativo.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: CBTA; Comportamentos Observáveis; Avaliação de Competências; Subjetividade; Segurança Operacional.</p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/296 UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DA LATAM E IMPACTOS AMBIENTAIS DE SUAS OPERAÇÕES COM O AIRBUS 320 2025-03-18T10:51:16-03:00 Leopoldo Duarte Ferreira leopoldodferreira@gmail.com Cleo Marcus Garcia cleo.garcia@gmail.com Jairo Afonso Heenkes jairohenkes333@gmail.com <p>O Transporte Aéreo é amplamente utilizado em todo o mundo. Juntamente com este modal existem vários processos relacionados a sua cadeia de produção, que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país, junto com estes processos são gerados impactos ambientais que fazem parte desse desenvolvimento, que caminha junto com o crescimento da humanidade na luta pela sua sobrevivência. O Brasil é um dos países signatários de tratados, convenções, acordos nacionais e internacionais que regulam a aviação, que objetivam a diminuição e controle de seus impactos. O crescimento da aviação no mundo tem perspectiva real e concreta através da constante utilização do avião como meio fundamental para fins econômicos como transporte de cargas fundamentais e no aumento do turismo. O Brasil com suas dimensões continentais possui suas regras próprias para que as empresas brasileiras operem os voos domésticos e com isso existe a possibilidade de crescimento do segmento no modal doméstico, além de aumento de voos internacionais com empresas estrangeiras. Neste trabalho monográfico se pretende demonstrar quais são os processos operacionais que a Empresa Latam Brasil realiza para minimizar os impactos gerados em suas operações com as aeronaves Airbus 320. Para atingir o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, através de buscas realizadas nos sites da empresa aérea e dos órgãos reguladores do setor, associada à análise de dados de artigos, livros, projetos e documentos diversos. Além disso foi realizada uma pesquisa em aeroportos com registros fotográficos e pesquisas com despachantes da empresa no aeroporto de Guarulhos. A partir da avaliação dos dados e do entendimento atual do setor, foram elaboradas considerações relacionadas a melhorias nos atuais processos de utilização de equipamentos de suporte de energia e ar-condicionado nos processos de solo, processos de coleta seletiva de materiais provenientes do serviço de bordo e certificação de processos ISO 14001 e ainda sobre as consequências de um aumento de seus impactos das atividades da empresa em um setor com previsão de crescimento.</p> <p><br><strong>Palavras-chave</strong>: Meio Ambiente; Sustentabilidade; Tecnologia.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>Air Transport is widely used worldwide. Along with this modal there are several processes related to its production chain, which are fundamental for the development of any country, along with these processes environmental impacts are generated that are part of this development, which goes along with the growth of humanity in the struggle for its survival. Brazil is one of the signatory countries to treaties, conventions, national and international agreements that regulate aviation, which aim to reduce and control its impacts. The growth of aviation in the world has a real and concrete perspective through the constant use of the airplane as a fundamental means for economic purposes, such as transporting fundamental cargo and increasing tourism. Brazil with its continental dimensions has its own rules for Brazilian companies to operate domestic flights and with that there is the possibility of growth of the segment in the domestic modal, in addition to an increase in international flights with foreign companies. This monographic work intends to demonstrate which are the operational processes that the Latam Brasil Company performs to minimize the impacts generated in its operations with Airbus 320 aircraft. To achieve the objective, a bibliographic and exploratory research was developed, through searches carried out in the websites of the airline and sector regulators, associated with data analysis of articles, books, projects and various documents. In addition, a survey was carried out at airports with photographic records and surveys with company dispatchers at Guarulhos airport. Based on the data evaluation and the current understanding of the sector, considerations were elaborated related to improvements in the current processes of using energy support equipment and air conditioning in the ground handling processes, processes of selective collection of materials from the on-board service and certification of ISO 14001 processes and also on the consequences of an increase in its impacts of the company's activities in a sector with growth forecast.</em></p> <p><em><strong>Keywords:</strong> Environment; Sustainability; Technology.</em></p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/297 TECNOLOGIA EM APLICAÇÃO AÉREA: PRODUTIVIDADE COM CONTENÇÃO DE DESPESAS 2025-03-18T11:00:57-03:00 Domingo Braun br.braun@hotmail.com Luzinete Rosa Braun luzinetec17@gmail.com <p>Em termos de tecnologia em aplicações aéreas, e considerando a atual conjuntura que a agricultura brasileira vem passando, observa-se a necessidade de reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços, para assim pode-se sobreviver e continuar no mercado. Em várias safras de culturas agrícolas, principalmente de soja, observa-se que as lavouras estão sofrendo com deficiência nas faixas de deposição, sendo mais intensas e marcantes nos serviços com herbicidas e fungicidas, como se observa nas Figuras 1, 2, 3 e 4 a seguir.</p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/291 O JANEIRO MAIS SOMBRIO DA AVIAÇÃO 2025-03-18T09:00:42-03:00 Evandro Luiz dos Santos contato@hangarzero27.com.br <p>Janeiro de 2025 foi um mês que ficará marcado na história da aviação mundial e brasileira. Em um curto intervalo de tempo, vimos uma sequência de tragédias que colocaram em evidência os riscos e desafios enfrentados diariamente por pilotos e operadores aéreos.&nbsp;<br>No dia 28 de janeiro, um piloto de F-35 teve que se ejetar antes de sofrer um acidente na base aérea de Eielson, no Alasca. Enquanto especialistas discutiam o prejuízo financeiro da aeronave perdida, mal sabíamos que os dias seguintes trariam acontecimentos ainda mais alarmantes.</p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/298 SC REFORÇA CONEXÃO ECONÔMICA E CULTURAL COM A FRANÇA QUE CONCEDEU O GRAU DE OFICIAL DA ORDEM DO MÉRITO À HISTORIADORA MÔNICA CRISTINA CORRÊA 2025-03-18T11:22:20-03:00 Jairo Afonso Henkes jairohenkes333@gmail.com <p>Na FIESC, governo da França reconhece a historiadora Mônica Cristina Corrêa por sua pesquisa sobre a história dos pilotos franceses da Aéropostale, especialmente, Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. Em solenidade na FIESC dia 24 de fevereiro de 2025, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, concedeu o grau de Oficial da Ordem do Mérito à historiadora Mônica Cristina Corrêa (Figura 2). A iniciativa do governo francês reconhece a pesquisa e o trabalho dela sobre a vida e a obra do escritor e piloto francês Saint-Exupéry — autor do livro O Pequeno Príncipe — e sobre a Aéropostale — companhia de correio aéreo francês, que fazia escala em Florianópolis na década de 1920.</p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025