Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista <p><strong>A Revista Brasileira de Aviação Civil &amp; Ciências Aeronáuticas</strong> nasce com propósito de estabelecer um vínculo entre a Academia e a sociedade, pela apresentação e produção de conteúdos acadêmico-científicos de valor intangível, demonstrando as descobertas que merecem ser publicadas e promovidas para a sociedade.</p> <p><strong>A revista tem acesso aberto</strong> para ampliar a divulgação dos trabalhos nela publicados, no entanto devem realizar o <strong>Cadastro Gratuito</strong> para acessar ao conteúdoreservados os direitos autorais, estabelecidos em nossa licença <strong>Creative Commons. </strong></p> <p><strong>Cadastro: Seu Login de Acesso deve ter somente letras (minúsculas) e números (obrigatório).</strong></p> <p>Em tempos de ferramentas digitais o processo de produção e socialização de conteúdos torna-se mais efetivo, proporcionando uma maior visibilidade das ações desenvolvidas na Academia, tanto dentro como fora dela.</p> <p>O SEER- Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, através da RBAC&amp;CiA tende a proporcionar aos cursos e acadêmicos em especial ao Curso de Ciências Aeronáuticas e as Pós Graduações da Área do Saber, a divulgação e publicação de suas atividades acadêmicas, estudos de campo, Artigos Científicos, projetos de Pesquisa e Extensão, para toda sociedade.</p> <p>Com este projeto procura-se incrementar à produção acadêmica na Área das Ciências Aeronáuticas, da Aviação Civil, do Transporte Aéreo entre outras, sem esquecer da segurança e da sustentabilidade socioambiental, abrindo espaços para a publicação de diferentes trabalhos científicos em Portal de Periódicos aberto, desta forma se oportuniza ao Corpo Docente e Discente de diferentes instituições de ensino, um estímulo à produção de novos conteúdos, análises e pesquisas científicas, promovendo sua Faculdade, Centros Universitários, Universidade, Cursos, Professores, Pesquisadores e Acadêmicos da área.</p> <p>Ao acessar a Revista, faça seu cadastro pessoal, como Leitor e Autor, com Login e Senhas próprios, para acessar ao conteúdo de todas as edições e as diretrizes para autores.</p> <p>A RBAC &amp; CiA tem um Conselho Editorial, uma Equipe Editorial, Avaliadores/Revisores, responsáveis para coordenar, avaliar, desenvolver e organizar o Processo Produtivo Editorial de modo a garantir sua qualidade e periodicidade, atendendo aos condicionantes do ISSN e demais postulações futuras.</p> <p><strong>“Revista Brasileira de Aviação Civil &amp; Ciências Aeronáuticas”//</strong><strong> </strong><strong> </strong><strong>“Brazilian Journal of Civil Aviation &amp; Aeonautical Sciences</strong><strong><em>”</em></strong></p> pt-BR jairohenkes333@gmail.com (JAIRO AFONSO HENKES) ods.jairo@gmail.com (JAIRO AFONSO HENKES) qui, 18 jul 2024 23:57:06 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O ENSINO SUPERIOR E A PESQUISA VOLTADOS À AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE SUA EVOLUÇÃO E CONTRIBUIÇÕES https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/245 <p>&nbsp;</p> <p>Em 2024, o ensino superior voltado à aviação civil no Brasil apresenta diferentes possibilidades para quem enseja estudar essa área. Atualmente existem cursos nacionais presenciais, a distância, bacharelados e tecnólogos que formam pessoal para a aviação civil. Interessante acrescentar que a variedade de opções de hoje só foi possível &nbsp;porque no passado determinada empresa aérea investiu em uma escola de formação de pilotos. Essa escola foi a Escola VARIG de Aeronáutica (EVAER)<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> e a sua relação com o ensino superior – e assuntos correlatos – esboçaremos ao longo deste breve editorial.</p> <p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;A Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG) em 1951 fundou a EVAER com a intenção de incorporar simuladores ao seu sistema, o que elevou a qualidade e excelência na formação de novos pilotos. A maior parte dos pilotos comerciais formados pela EVAER fora absorvida pela VARIG, porém, no início da década de 1960, a demanda de pilotos era inexistente.</p> <p>&nbsp;</p> Tammyse Araújo da Silva Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/245 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 ANÁLISE DE MOTORES DA AVIAÇÃO DE PEQUENO E MÉDIO PORTE E A SUA INFLUÊNCIA NA SEGURANÇA DE VOO https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/246 <p>A evolução dos motores aeronáuticos, desde os primeiros motores a pistão até os motores a reação, representa um progresso significativo na aviação civil. Paralelamente, o desenvolvimento da sociedade e do mercado aeronáutico elevou as exigências dos consumidores, que priorizam motores eficientes, seguros e sustentáveis. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as diferenças e benefícios do uso de motores da aviação de pequeno e médio porte, a atuação de cada um na segurança do meio aéreo, de acordo com parâmetros regulamentares para a certificação ETOPS, gráficos de ocorrências do CENIPA, horas voadas e reserva de marcas fornecidas pela ANAC; e apresentar uma projeção de entrada de novas aeronaves e tendência de mercado, no que tange à propulsão das aeronaves nos próximos anos. Quanto à metodologia, são utilizados os procedimentos de estudo bibliográfico e documental em pesquisa qualiquantitativa para identificar os índices citados em sites especializados. Quanto ao método quantitativo, serão apresentadas informações acerca das ocorrências aeronáuticas e horas voadas no Brasil, a fim de esclarecer noções estatísticas da sua segurança, bem como a tendência de mercado, por meio da projeção analítica, com base nas reservas de marcas, àquelas aeronaves que ainda serão licenciadas no registro aeronáutico brasileiro. Os resultados indicam simplicidade e custos de operação mais acessíveis ao pistão, com destaque para o seu conjunto de benefícios em longo prazo, de forma significativa; e que o turboélice requer maior tecnologia envolvida, complexidade e segurança.</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><em>The evolution of aeronautical engines, from the first piston engines to modern and complex jet engines, represents significant progress in civil aviation. At the same time, the development of society and the aeronautical market has raised the demands of consumers, who prioritize efficient, safe, and sustainable engines. Thus, the objective of this work is to analyze the differences and benefits of the use of small and medium-sized aviation engines, the performance of each one in the safety of the air environment, according to regulatory parameters for ETOPS certification, CENIPA occurrence charts, hours flown and the Aircraft Registration Applications provided by ANAC; and to present a projection of the entry of new aircraft and market trends, with regard to aircraft propulsion in the coming years. As for the methodology, the procedures of bibliographic and documentary study in qualitative and quantitative research are used to identify the indexes cited in specialized websites. As for the quantitative method, information will be presented about aeronautical occurrences and hours flown in Brazil, in order to clarify statistical notions of its safety, as well as the market trend, through analytical projection, based on the aircraft register applications, that will still be licensed in the Brazilian aeronautical registry. The results indicate simplicity and operating costs that are more accessible to the piston, highlighting its set of benefits in the long term, in a significant way; and that the turboprop requires greater technology involved, complexity, and safety.</em></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> Miguel Artur Aresi da Silva, Anna Paula Bechepeche Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/246 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 AVANÇOS E DESAFIOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA: UMA ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES E REGULAMENTAÇÕES https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/247 <p>Este estudo aborda a evolução e os desafios do controle técnico de manutenção aeronáutica, destacando a importância das inovações tecnológicas e o papel dos pilotos neste processo. Com a integração de tecnologias como a <em>Internet</em> das Coisas (IoT), análise preditiva e realidade aumentada, a manutenção aeronáutica tem visto uma revolução em sua capacidade de prever e prevenir falhas, o que melhora significativamente a segurança e eficiência operacional. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, utilizando uma ampla revisão bibliográfica para explorar como essas tecnologias estão sendo aplicadas e as implicações das regulamentações internacionais e nacionais que moldam estas práticas. Os pilotos, em particular, são identificados como atores críticos, cuja interação com as novas tecnologias e procedimentos de manutenção são essenciais para a segurança aérea. O estudo também discute como a manutenção aeronáutica está se adaptando às novas demandas e regulamentações do setor, sugerindo uma evolução contínua das competências requeridas para técnicos e pilotos. Este trabalho visa contribuir para o entendimento das dinâmicas atuais de manutenção aeronáutica e oferece <em>insights</em> sobre as futuras direções deste campo vital para a aviação global.</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><em>This study delves into the significant advancements and ongoing challenges within the realm of aeronautical maintenance control, highlighting the pivotal role of emerging technologies and regulatory frameworks. It explores how modern technologies such as Internet of Things (IoT), predictive analytics, and augmented reality are revolutionizing maintenance practices, enhancing operational safety and efficiency. The methodology employs a qualitative approach, drawing on extensive literature to assess the implementation of these technologies and their compliance with both international and national regulations. The role of pilots is critically examined, emphasizing their integral part in the maintenance process due to their direct interaction with the technological enhancements and procedural updates. The paper discusses adaptations within aeronautical maintenance to meet evolving industry demands and regulations, advocating for continuous development in the competencies required for maintenance technicians and pilots. This research contributes to a deeper understanding of current dynamics in aeronautical maintenance control and offers insights into future directions for this essential sector of global aviation.</em></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Felipe dos Santos; Édson Cabral; Francisco Conejero Perez Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/247 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS NO ESTADO DE GOIÁS: OPORTUNIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/248 <p>A aviação de asas rotativas, representada principalmente pelos helicópteros, é um segmento vital da infraestrutura de transporte no Estado de Goiás. Este estudo aborda oportunidades, desafios e perspectivas futuras da aviação de asas rotativas na região, com ênfase na problemática da falta de infraestrutura adequada para operações de pouso, decolagem e reabastecimento. Goiás tem se destacado no cenário nacional pela sua posição estratégica e pelo crescimento econômico acelerado, o que aumenta a demanda por serviços de transporte aéreo eficientes. A aviação de asas rotativas surge como uma alternativa capaz de superar as limitações geográficas e de infraestrutura terrestre. No entanto, a escassez de helipontos certificados e de pontos de reabastecimento distribuídos de forma estratégica pelo Estado representa um obstáculo significativo. Essa deficiência compromete a segurança, a eficiência e a expansão dos serviços aéreos, além de limitar o atendimento de emergências e o desenvolvimento de setores como o turismo e a saúde. O objetivo geral do trabalho é analisar o panorama atual da aviação de asas rotativas em Goiás, identificar os desafios enfrentados e delinear sugestões para o aproveitamento pleno das oportunidades que o setor oferece. A metodologia utilizou a revisão bibliográfica e documental em sites especializados. Os resultados indicam que, apesar dos desafios, há um potencial significativo para o crescimento da aviação de asas rotativas em Goiás. A implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da infraestrutura e a criação de incentivos para investimentos privados podem ser caminhos viáveis para superar as barreiras atuais e aproveitar as oportunidades futuras.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p><em>The Rotary-wing aviation, primarily represented by helicopters, is a crucial segment of the transportation infrastructure in the state of Goiás. This study addresses the opportunities, challenges, and future prospects of rotary-wing aviation in the region, focusing on the issue of inadequate infrastructure for landing, takeoff, and refueling operations. Goiás has stood out on the national scene due to its strategic position and rapid economic growth, which increases the demand for efficient air transport services. Rotary-wing aviation emerges as an alternative capable of overcoming geographical and land infrastructure limitations. However, the scarcity of certified heliports and strategically distributed refueling points throughout the state represents a significant obstacle. This deficiency compromises the safety, efficiency, and expansion of air services, in addition to limiting emergency response and the development of sectors such as tourism and healthcare. The general objective of this work is to analyze the current panorama of rotary-wing aviation in Goiás, identify the challenges faced, and outline suggestions for fully leveraging the opportunities the sector offers. The methodology involved a review of specialized websites and documents. The results indicate that, despite the challenges, there is significant potential for the growth of rotary-wing aviation in Goiás. The implementation of public policies aimed at improving infrastructure and creating incentives for private investment may be viable paths to overcome current barriers and seize future opportunities.</em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p>&nbsp;</p> Paulo Vinicius Costa de Oliveira, Anna Paula Bechepeche Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/248 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 BEM-ESTAR EMOCIONAL, FADIGA E PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS PROFISSIONAIS DAS LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/249 <p>A fadiga é um estado físico ou emocional manifestado em diversos contextos da vida humana, entre eles, o laboral, estando presente em diferentes atividades. Na aviação, esse mal pode impactar a eficiência e a segurança dos voos, pois compromete o trabalho desenvolvido pelo pessoal de terra e de voo. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo verificar o nível de fadiga de aeroviários e aeronautas brasileiros, bem como o empenho e a eficiência das companhias aéreas em resolver esse problema. Para a concretização da pesquisa, de cunho qualitativo-quantitativo, foram adotados procedimentos bibliográficos e documentais, em busca de um referencial teórico consistente sobre a temática, como produções acadêmicas e científicas publicadas no <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO), artigos hospedados no Google Acadêmico, pesquisas realizadas pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e livros. Como resultado, apurou-se que há evidências de que o acometimento de fadiga nos profissionais da aviação é elevado, tendo sido constatada em 80% dos aeroviários e em 87,32% dos aeronautas. Adicionalmente, revelou-se que essas duas classes de trabalhadores vivenciavam extensão da jornada de trabalho, o que impacta negativamente a produtividade, entre outras consequências. Como conclusão, esses e demais fatos levantados pelo estudo, sugerem que o gerenciamento da fadiga entre esses profissionais, bem como sua atenuação, não parecem contar com soluções no curto prazo, ainda que, no caso dos aeronautas, haja normatização específica voltada para esse gerenciamento. Desse modo, são necessários estudos que busquem por alternativas possíveis – como aumento de contingente para os aeroviários, além do gerenciamento de fatiga eficiente e melhores condições de trabalho negociadas pelo sindicato, no caso dos aeronautas – capazes de diminuir a fadiga e elevar o bem-estar desses profissionais, uma vez que o bem-estar e a promoção da saúde comprovadamente contribuem para melhores condições no trabalho e repercutem nos resultados desses trabalhadores e das empresas aéreas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p><em>Fatigue is a physical or emotional state manifested in various contexts of human life, including the workplace, being present in different activities. In aviation, this condition can impact the efficiency and safety of flights, as it compromises the work performed by ground and flight personnel. Faced with this problem, this study aims to verify the level of fatigue among Brazilian aviation workers, as well as the efforts and efficiency of airlines in addressing this issue. To carry out the research, both qualitative and quantitative, bibliographic and documentary procedures were adopted in search of a consistent theoretical framework on the subject, such as academic and scientific productions published in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), articles hosted on Google Scholar, research conducted by the National Union of Airlines workers (SNA) and National Union of Aeronauts (SNA), and books. As a result, it was found that there is evidence that fatigue among aviation professionals is high, having been identified in 80% of aeroviários and 87.32% of aeronauts. Additionally, it was revealed that these two classes of workers experienced extended work hours, which negatively impacts productivity, among other consequences. In conclusion, these and other findings suggest that fatigue management among these professionals, as well as its mitigation, do not seem to have short-term solutions, even though, in the case of aeronauts, there is specific regulation focused on this management. Thus, studies are needed to seek possible alternatives – such as increasing the workforce for aviation workers, along with efficient fatigue management and better working conditions negotiated by the union, in the case of pilots – capable of reducing fatigue and enhancing the well-being of these professionals, as well-being and health promotion have been proven to contribute to better working conditions and impact the results of these workers and airline companies.</em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p>&nbsp;</p> José Coimbra Freire Neto, Raul Francé Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/249 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 CONCEITO E BENEFÍCIOS DE ASAS TRANSFORMÁVEIS (MORPHING) EM AVIÕES https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/250 <p>As asas da aeronave são um compromisso que permite à aeronave voar em diversas condições de voo, mas o desempenho em cada condição é abaixo do ideal. A capacidade da superfície de uma asa de alterar sua geometria durante o voo tem interessado pesquisadores e projetistas ao longo dos anos, pois reduz os compromissos de projeto necessários. <em>Morphing</em> é a forma abreviada de metamorfose; entretanto, não existe uma definição exata nem um acordo entre os pesquisadores sobre o tipo ou a extensão das mudanças geométricas necessárias para qualificar uma aeronave para o título de 'metamorfose de forma'. Os parâmetros geométricos que podem ser afetados pelas soluções de <em>morphing</em> podem ser categorizados em: alteração da forma do plano (envergadura, varredura e corda), transformação fora do plano (torção, diedro e flexão no sentido da envergadura) e ajuste do aerofólio (curvatura e espessura). Alterar a forma ou geometria da asa não é novidade. Historicamente, as soluções de transformação sempre levaram a penalidades em termos de custo, complexidade ou peso, embora, em certas circunstâncias, estas tenham sido superadas por benefícios no nível do sistema. A tendência atual para aeronaves altamente eficientes e “verdes” torna tais compromissos menos aceitáveis, exigindo projetos de <em>morphing</em> inovadores capazes de proporcionar mais benefícios e menos desvantagens. Desenvolvimentos recentes em materiais “inteligentes” podem superar as limitações e aumentar os benefícios das soluções de design existentes. O desafio é projetar uma estrutura que seja capaz de suportar as cargas prescritas, mas que também seja capaz de alterar a sua forma: idealmente, não deveria haver distinção entre a estrutura e o sistema de atuação. A combinação de estruturas <em>morphing</em> e inteligentes numa abordagem integrada requer um pensamento multidisciplinar desde o desenvolvimento inicial, o que aumenta significativamente a complexidade geral, mesmo na fase preliminar do projeto. <em>Morphing</em> é uma tecnologia promissora para as futuras aeronaves da próxima geração. No entanto, os fabricantes e os utilizadores finais ainda estão demasiado céticos quanto aos benefícios para adotarem a transformação num futuro próximo, mas é apenas uma questão de tempo até vermos asas de aeronaves que exibem capacidades de transformação que hoje parecem impossíveis.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><em>Aircraft wings are a compromise that allows the aircraft to fly at a range of flight conditions, but the performance at each condition is sub-optimal. The ability of a wing surface to change its geometry during flight has interested researchers and designers over the years as this reduces the design compromises required. Morphing is the short form for metamorphose; however, there is neither an exact definition nor an agreement between the researchers about the type or the extent of the geometrical changes necessary to qualify an aircraft for the title ‘shape morphing.’ Geometrical parameters that can be affected by morphing solutions can be categorized into: planform alteration (span, sweep, and chord), out-of-plane transformation (twist, dihedral/gull, and span-wise bending), and airfoil adjustment (camber and thickness). Changing the wing shape or geometry is not new. Historically, morphing solutions always led to penalties in terms of cost, complexity, or weight, although in certain circumstances, these were overcome by system-level benefits. The current trend for highly efficient and ‘green’ aircraft makes such compromises less acceptable, calling for innovative morphing designs able to provide more benefits and fewer drawbacks. Recent developments in ‘smart’ materials may overcome the limitations and enhance the benefits from existing design solutions. The challenge is to design a structure that is capable of withstanding the prescribed loads but is also able to change its shape: ideally, there should be no distinction between the structure and the actuation system. The blending of morphing and smart structures in an integrated approach requires multi-disciplinary thinking from the early development, which significantly increases the overall complexity, even at the preliminary design stage. Morphing is a promising enabling technology for the future, next-generation aircraft. However, manufacturers and end users are still too skeptical of the benefits to adopt morphing in the near future, but it is just a question of time before we see aircraft wings that exhibit morphing capabilities that seem impossible today.</em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p>&nbsp;</p> Neylor Franco Barbosa, Édson Cabral, Francisco Conejero Perez Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/250 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 FATORES CONTRIBUINTES EM ACIDENTES AÉREOS BRASILEIROS: UM ESTUDO SOBRE O SEGMENTO ENVOLVIDO NO TRANSPORTE AEROMÉDICO E ASPECTOS DO DESEMPENHO HUMANO https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/251 <p>No âmbito do transporte aeromédico, os aspectos psicológicos relacionados aos fatores humanos exercem importante influência no processo decisório que permeia os dos envolvidos no voo, sobretudo por tratar-se de um segmento sensível que transporta pacientes em condições vulneráveis de saúde. Neste delicado cenário, erros provocados por aspectos que interferem no desempenho humano podem desencadear ocorrências aeronáuticas. A partir dessa problemática, esta pesquisa analisou os fatores contribuintes presentes em acidentes no segmento táxi-aéreo de voo não regular, nos quais se insere o de transporte aeromédico, ocorridos entre 2019 e abril de 2024. Com base em uma metodologia quali-quantitativa, de natureza básica, com procedimentos bibliográficos e documentais, buscou-se em livros, artigos e dados da aviação o sustentáculo para alcançar o objetivo proposto. Os resultados indicaram 45 acidentes no período e apontaram a contribuição de fatores humanos, especificamente relacionados a aspectos psicológicos como percepção, atitude e processo decisório. Este último foi o de maior frequência (presente em 10 ocorrências). Também foram notados os fatores operacionais, pertinentes ao desempenho técnico entre os quais se destacam o julgamento de pilotagem (de maior frequência, participando em oito acidentes), o planejamento e a supervisão gerencial. Verificou-se, ainda, a contribuição simultânea de diferentes fatores. Com base nos dados, o estudo conclui que há falhas no desempenho humano, sejam de ordem técnica ou psicológica, principalmente relacionadas ao processo decisório e ao ambiente organizacional, apontando a necessidade de aprimorar estes aspectos tanto para o táxi-aéreo em voo não regular, quanto para o transporte aeromédico.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p><em>In the context of aeromedical transport, psychological aspects related to human factors exert significant influence on the decision-making process of those involved in the flight, especially given that this is a sensitive segment that transports patients in vulnerable health conditions. In this delicate scenario, errors caused by aspects that interfere with human performance can trigger aviation incidents. Based on this problem, this research analyzed the contributing factors present in accidents in the non-scheduled air taxi flight segment, which includes aeromedical transport, that occurred between 2019 and April 2024. Using a basic qualitative-quantitative methodology with bibliographic and documentary procedures, books, articles, and aviation data were used as the foundation to achieve the proposed objective. The results indicated 45 accidents during the period and highlighted the contribution of human factors, specifically related to psychological aspects such as perception, attitude, and decision-making processes. The latter was the most frequent, present in 10 occurrences. Operational factors related to technical performance were also noted, with piloting judgment being the most frequent, contributing to eight accidents, along with planning and managerial supervision. The simultaneous contribution of different factors was also observed. Based on the data, the study concludes that there are failures in human performance, whether of a technical or psychological nature, mainly related to decision-making and the organizational environment, highlighting the need to improve these aspects both for non-scheduled air taxi flights and for aeromedical transport.</em></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p>&nbsp;</p> José Alves de Meneses; Raul Francé Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/251 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 FILOSOFIA ON CONDITION: MELHORIA NA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DA FROTA https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/252 <p>A filosofia<em> On Condition </em>(OC) emerge como uma abordagem promissora para melhorar a disponibilidade, os custos e a confiabilidade da manutenção das frotas aéreas. Este estudo explora as vantagens desse conceito, salientando seu foco na substituição de componentes com base em condições reais durante paradas operacionais das aeronaves, em vez de intervalos substanciais de tempo predefinidos, que levam, em alguns casos, a remoções desnecessárias de sistemas ou componentes. Para expor as vantagens dessa filosofia, foi adotada a pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais e estudo comparativo. Entre os resultados, verificou-se que os custos operacionais relacionados à filosofia <em>Hard Time</em> (HT) são mais altos que os associados à OC e que os equipamentos ficam inativos por um tempo maior durante a realização das revisões. Além disso, apurou-se que falhas na execução da manutenção ocupam a sétima posição entre os fatores contribuintes de ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. Diante dessa análise, ao se utilizarem da OC, as operadoras aéreas tendem a reduzir suas despesas, associando, ainda, uma manutenção preventiva à redução do tempo de indisponibilidade de suas aeronaves. Além disso, a implementação de sistemas responsáveis pelo monitoramento e diagnóstico proporcionam uma avaliação contínua da saúde dos componentes, permitindo intervenções precisas e oportunas, o que traz mais segurança para toda a frota. Ao destacar os benefícios da filosofia OC, este estudo busca contribuir para que as operadoras aéreas aprimorem a eficiência e a confiabilidade de suas aeronaves.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><em>On-Condition (OC) maintenance emerges as a promising approach to improve the availability, costs, and reliability of aircraft fleet maintenance. This study explores the advantages of this concept, highlighting its focus on replacing components based on real conditions during aircraft operational shutdowns, instead of substantial predefined time intervals, which lead, in some cases, to unnecessary removals of systems or components. To expose the advantages of this philosophy, a qualitative-quantitative approach research was adopted, with bibliographic, documentary procedures, and comparative study. Among the results, it was found that the operational costs related to the Hard Time (HT) philosophy are higher than those associated with OC one and that the equipment is inactive for a longer period during the inspections. In addition, it was found that failures in the execution of maintenance occupy the seventh position among the contributing factors of aeronautical occurrences in Brazil in the last 10 years. Given this analysis, by using OC, airline operators tend to reduce their expenses, also associating preventive maintenance with reducing the downtime of their aircraft. In addition, the implementation of systems responsible for monitoring and diagnosis provide a continuous assessment of the health of the components, allowing precise and timely interventions, which brings more safety to the fleet. By highlighting the benefits of the OC philosophy, this study seeks to contribute to the improvement of the efficiency and reliability of aircraft by airline operators.</em></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p>&nbsp;</p> <p>.</p> Isabella Sabino Batista, Raul Francé Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/252 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 - NARCISISMO NA AVIAÇÃO: RELAÇÕES DE PODER ABUSIVAS NO COCKPIT https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/253 <p>Este estudo aborda as dinâmicas de relacionamento potencialmente abusivas que podem ocorrer dentro do ambiente restrito do <em>cockpit </em>de aeronaves, investigando a possível correlação entre tais dinâmicas e acidentes aéreos. Pesquisas sugerem que em alguns casos a presença de um transtorno de personalidade narcisista por parte do líder da tripulação pode estar associada a esses eventos. A pesquisa, de cunho qualitativo e quantitativo, investiga, assim, o impacto que comandantes com traços narcisistas exercem na segurança das operações aéreas, negligenciando aspectos primordiais do gerenciamento de recursos da tripulação (CRM), como a comunicação, podendo resultar em fenômenos como o <em>safety silence</em>. Utilizando-se de uma abordagem bibliográfica e documental, o estudo analisa comportamentos tóxicos de liderança, como supervisão abusiva, liderança autoritária e narcisismo. Diante dos indicadores levantados na literatura pesquisada, sugere-se que o narcisismo está ligado ao otimismo na percepção de risco na aviação, o que pode comprometer a segurança de voo. Além disso, apurou-se que aspectos como questionar a autoridade de comandantes podem estar associados ao receio que permeia relações abusivas dentro do <em>cockpit.</em> Ademais, destacou-se a relação entre a personalidade e o desempenho na aviação, sugerindo que traços individuais podem influenciar a ocorrência de acidentes ou incidentes durante os voos e que líderes manipuladores em companhias aéreas prejudicam a segurança e elevam os custos da companhia por fatores diversos. Esses <em>insights </em>apontam para a complexidade da segurança na aviação, que envolve fatores individuais, culturais e organizacionais, o que demanda o aprimoramento da integração de avaliações psicológicas nos processos de seleção e acompanhamento dos profissionais da aviação, incluindo métodos adicionais para identificar potenciais distúrbios comportamentais.</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><em>This study addresses the potentially abusive relationship dynamics that can occur within the restricted environment of the aircraft cockpit, investigating the possible correlation between such dynamics and aviation accidents. Research suggests that in some cases the presence of a narcissistic personality disorder on the part of the crew leader may be associated with these events. The research, of a qualitative and quantitative nature, thus investigates the impact that commanders with narcissistic traits have on the safety of air operations, neglecting essential aspects of crew resource management (CRM), such as communication, which can result in phenomena such as safety silence. Using a bibliographic and documentary approach, the study analyzes toxic leadership behaviors, such as abusive supervision, authoritarian leadership and narcissism. Given the indicators raised in the researched literature, it is suggested that narcissism is linked to optimism in the perception of risk in aviation, which can compromise flight safety. Furthermore, it was found that aspects such as questioning the authority of commanders may be associated with the fear that permeates abusive relationships within the cockpit. Furthermore, the relationship between personality and performance in aviation was highlighted, suggesting that individual traits can influence the occurrence of accidents or incidents during flights and that manipulative leaders in airlines harm safety and increase the company's costs due to various factors. These insights point to the complexity of aviation safety, which involves individual, cultural and organizational factors, which demands the improvement of the integration of psychological assessments in the selection and monitoring processes of aviation professionals, including additional methods to identify potential behavioral disorders. </em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Estenio Ramos Gomes, Raul Francé Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/253 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 O DESPACHO DE BAGAGEM: UMA ANÁLISE DAS FRAGILIDADES DOS PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA E MANUSEIO https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/254 <p>O despacho de bagagens é um importante componente do transporte aéreo, envolvendo processos iniciados no <em>check-in</em> até a retirada na esteira no desembarque. No entanto, é um dos processos considerados problemáticos na relação entre passageiro <em>e </em>empresa aérea, tendo em vista a ocorrência de extravios temporários, perdas definitivas, atrasos, danos, furtos e, até mesmo, de troca criminosa de etiquetas das bagagens. Este estudo investiga os processos de gerenciamento do despacho de bagagens, buscando entender os problemas existentes, apesar da tecnologia moderna utilizada. A pesquisa, de cunho quantitativo-qualitativo e natureza básica, usa de fontes documentais e de estudo de caso a fim de respaldar a linha descritiva-argumentativa. Os resultados mostram que milhões de bagagens são extraviadas anualmente em todo o mundo devido ao manuseio inadequado. A <em>Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques</em> (SITA) fornece um panorama completo dos extravios de malas em seus relatórios anuais <em>Baggage IT Insights</em>. A análise é um recorte dos anos de 2020, 2021 e 2022, com, respectivamente, 6,3 milhões, 9,9 milhões e 26 milhões de ocorrências envolvendo perdas, danos e extravios. O Brasil, no entanto, tem menos perdas em comparação à média mundial, mas os números e a natureza dos danos ainda são preocupantes. Como exemplo da gravidade de algumas ocorrências, a pesquisa toma como estudo de caso o episódio de duas brasileiras detidas na Alemanha, vítimas de troca de etiquetas por criminosos ligados ao narcotráfico e ao Primeiro Comando da Capital (PCC), maior organização criminosa do Brasil, que cooptavam funcionários do aeroporto de Guarulhos, estado de São Paulo. Conclui-se que o fator humano é um dos principais motivos de ocorrências indesejáveis com bagagens, ocasionadas por erros nos processos manuais e pela ineficácia na fiscalização dos serviços, razão pela qual é crucial mais atenção aos procedimentos de despacho de bagagem e fiscalização mais rigorosa dos serviços prestados neste setor.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p><em>Baggage check-in is an important component of air transport, involving processes starting at check-in until collection on the conveyor belt at disembarkation. However, it is one of the processes considered problematic in the relationship between passenger and airline, given the occurrence of temporary and definitive loss, delays, theft and even criminal exchange of luggage tags. This study investigates baggage handling management processes, seeking to understand the existing problems, despite the modern technology used. The basic and quantitative-qualitative research uses documentary sources and case studies in order to support the descriptive-argumentative line. The results show that millions of luggage are lost annually around the world due to improper handling. The Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques (SITA) provides a complete overview of lost luggage in its annual Baggage IT Insights reports. The analysis is a sample of the years 2020, 2021 and 2022, with, respectively, 6.3 million, 9.9 million and 26 million incidents involving loss, damage and delays. Brazil, however, has fewer losses compared to the world average, but the numbers and nature of the damage are still worrying. As an example of the seriousness of some incidents, the research takes as a case study the episode of two Brazilian women detained in Germany, victims of changing labels by criminals linked to drug trafficking and to the Primeiro Comando da Capital (PCC), the largest criminal organization in Brazil, who co-opted employees at the airport of Guarulhos, state of São Paulo. It is concluded that the human factor is one of the main reasons for undesirable occurrences with baggage, caused by errors in manual processes and ineffective inspection of services, which is why more attention to baggage check-in procedures and more rigorous inspection of services provided in this sector.</em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><em>.</em></p> <p>&nbsp;</p> Lucas Eduardo Lourenço BRA Costa, Raul Francé Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/254 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE DRONES EM AEROPORTOS https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/255 <p>Este estudo tem como objetivo analisar como os drones podem ser efetivamente integrados na gestão aeroportuária, considerando tanto os benefícios potenciais quanto os desafios tecnológicos. A necessidade de inovação e eficiência, em um setor em constante crescimento, justifica a investigação a respeito do uso de drones para tornar as suas operações mais seguras. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratórios, com procedimentos bibliográficos e documentais. Os resultados da pesquisa indicam que a implementação de drones em aeroportos, apesar de oferecer diversas oportunidades para aprimorar a segurança operacional, reduzir custos e otimizar operações, enfrenta desafios significativos para sua efetivação. Entre eles estão: a duração limitada da bateria dos drones; as condições do tempo e a vulnerabilidade tecnológica, diante de ataques cibernéticos. No entanto, a gestão eficiente da autonomia do drone pelo aeroporto e a prática de redundância; dispor de equipes no solo para administrar as condições climáticas adversas; e o uso de IDS/IPS leve podem contribuir para minimizar as suas limitações. Desse modo, os resultados sugerem que o uso de VANTs em aeroportos contribui para melhorar a segurança operacional, além de realizar tarefas como inspeção de pavimentos, detecção de obstruções e controle da fauna nas proximidades dos aeródromos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p><em>This study aims to analyze how drones can be effectively integrated into airport management, considering both potential benefits and technological challenges. The need for innovation and efficiency, in a constantly growing sector, justifies the investigation regarding the use of drones to make their operations safer. The methodology used was of a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory objectives, with bibliographic and documentary procedures. The research results indicate that the implementation of drones at airports, despite offering various opportunities to enhance operational safety, reduce costs and optimize operations, faces significant challenges for its realization. Among them are: the limited duration of drone batteries; weather conditions and technological vulnerability, in the face of cyber attacks. However, efficient management of drone autonomy by the airport and the practice of redundancy; having ground teams to manage adverse weather conditions; and the use of lightweight IDS/IPS&nbsp; can contribute to minimize their limitations. Thus, the results suggest that the use of UAVs at airports contributes to improving operational safety, in addition to performing tasks such as pavement inspection, obstruction detection and fauna control in the vicinity of aerodromes.</em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p>&nbsp;</p> Caio Fartolino da Silva, Anna Paula Bechepeche Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/255 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 OS PILOTOS DE TRIPULAÇÃO MÚLTIPLA: INOVAÇÃO PARA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/256 <p>Este estudo aborda conceitos e vantagens da formação de pilotos para tripulação múltipla (MPL), baseada em competência, delineando os aspectos dessa formação e a qualificação para a função de 1º oficial (copiloto) em aeronaves de grande porte. A MPL visa atender, em especial, uma falha no contexto aeronáutico consistente na escassez de mão de obra qualificada de pilotos. O debate emergiu no início dos anos 2000 e se consolidou em 2006, a partir da aprovação de uma proposta da <em>International Civil Aviation Organization</em> (ICAO), que culminou com a implementação da MPL. O estudo, de abordagem qualitativa e quantitativa e natureza básica, lança mão de procedimentos bibliográficos e documentais, utilizando-se de fontes como Google Acadêmico, SciELO, além de publicações da ANAC e da ICAO. Com a alternativa da licença MPL, almeja que os alunos pilotos em formação estejam sendo preparados dentro da nova filosofia, mantendo o bom nível de proficiência como operadores de sistemas e hábeis gestores de voo, acompanhando, assim, o avanço tecnológico e as exigências da indústria do transporte aéreo. Apesar dos questionamentos acerca deste modelo de formação, ele vem se consolidando cada vez mais, uma vez que o cenário atual evidencia uma aviação tecnológica que tende a recepcionar o fator humano baseado na competência, alicerce da MPL.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p><em>This study addresses concepts and advantages of competency-based multiple crew pilot training (MPL), outlining aspects of this training and qualification for the role of 1st officer (copilot) on large aircraft. The MPL aims to address, in particular, a flaw in the aeronautical context consisting of a shortage of qualified pilot labor. The debate emerged in the early 2000s and was consolidated in 2006, following the approval of a proposal from the International Civil Aviation Organization (ICAO), which culminated in the implementation of the MPL. The study, with a qualitative and quantitative approach and basic nature, uses bibliographic and documentary procedures, using sources such as Google Scholar, SciELO, as well as publications from ANAC and ICAO. With the alternative of the MPL license, the aim is for student pilots in training to be prepared within the new philosophy, maintaining a good level of proficiency as systems operators and skilled flight managers, thus keeping up with technological advances and industry demands. of air transport. Despite the questions surrounding this training model, it has been increasingly consolidating, since the current scenario highlights a technological aviation that tends to embrace the human factor based on competence, the foundation of MPL.</em></p> <p>&nbsp;</p> Murilo Medeiros Siqueira, Raul Francé Monteiro Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/256 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 PERCEPÇÃO E APLICABILIDADE DOS JOGOS DE SIMULAÇÃO NO TREINAMENTO DE PILOTO PRIVADO E PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/257 <p>Os simuladores de voo, na aviação, evoluíram conforme surgiram as primeiras dificuldades de aprendizagem dos pilotos, a tal ponto que se tornaram baratos e acessíveis. No Brasil, o custo do treinamento de piloto da aviação civil é alto, aliado às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Diante disso, surgiu a necessidade de otimização do treinamento, para melhorar a aprendizagem, e principalmente, para a segurança de voo. Assim os jogos de simulação se apresentam como uma alternativa adequada, por serem baratos e fáceis de operar. O objetivo do trabalho é analisar o papel dos jogos de simulação, como uma ferramenta em potencial para o treinamento de pilotos. Para elaboração do trabalho foi utilizado o método exploratório, de natureza básica, de abordagem qualiquantitativa, bibliográfica e documental. Os resultados através da análise de uma entrevista realizada em 2017 realizada com instrutores e alunos, além de outros trabalhos acerca da influência dos jogos são considerados uma ferramenta com grande potencial para o auxílio no treinamento, e que possuem diversas aplicabilidades, como a de oferecer um treinamento personalizado ao aluno, de acordo com suas dificuldades individuais e, principalmente, no treinamento de emergências. Estes podem ser disponibilizados em computadores nas escolas e permitem a utilização dos alunos sob supervisão de um instrutor, sempre que necessário, com a possibilidade de aliar recursos importantes como a realidade virtual e a inteligência artificial.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><em>ABSTRACT</em></strong></p> <p><strong><em>&nbsp;</em></strong></p> <p><em>Flight simulators in aviation have evolved as pilots' first learning difficulties arose, to the point that they have become cheap and accessible. In Brazil, the cost of civil aviation pilot training is high, combined with students' learning difficulties. Given this, there was a need to optimize training, to improve learning, and mainly, for flight safety. Thus, simulation games present themselves as a suitable alternative, as they are cheap and easy to operate. The objective of the work is to analyze the role of simulation games as a potential tool for pilot training. To prepare the work, an exploratory method was used, of a basic nature, with a qualitative, quantitative, bibliographic and documentary approach. The results through the analysis of an interview carried out in 2017 with instructors and students, in addition to other works on the influence of simulation games on pilot training, are considered a tool with great potential to aid training, and which have diverse applicability, such as offering personalized training to the student, according to their individual difficulties and, mainly, in emergency training. These can be made available on computers in schools and allow students to use them under the supervision of an instructor, whenever necessary, with the possibility of combining important resources such as virtual reality and artificial intelligence.</em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Igor Franklin Fernandes Santos, Anna Paula Bechepeche Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/257 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300 VIABILIDADE DE MOTORES ELÉTRICOS NA AVIACAO REGIONAL https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/258 <p>O avanço tecnológico na aviação tem impulsionado a viabilidade da propulsão elétrica, evidenciada por projetos como o Caravan e AMP-H70. A crescente aplicabilidade dos motores elétricos, apesar de seus benefícios ambientais, enfrenta desafios como densidade de energia das baterias e regulamentações. No entanto, esforços da indústria, como a NASA, visam promover a adoção dessas tecnologias para alcançar emissões zero de carbono até 2050. Nos últimos anos, avanços em baterias e motores elétricos estão tornaram a propulsão elétrica viável na aviação. Projetos como o eCaravan da Magnix e AeroTEC e o híbrido-elétrico da Ampaire demonstram essa viabilidade. Motores elétricos estão sendo implementado em aeronaves, primeiramente para fazer voos regionais e de curta distância, como eVTOLs e aeronaves de instrução, devido à eficiência energética e baixa emissão de poluentes. Programas como o <em>Electrified Powertrain Flight Demonstration</em> (EPFD) da NASA incentivam essa tecnologia. A adoção de motores elétricos traz benefícios ambientais e operacionais, mas enfrenta desafios como a densidade energética das baterias e a infraestrutura de suporte, a segurança das baterias de íons de lítio também é uma preocupação. A tecnologia de motores híbridos com hidrogênio também enfrenta desafios em sua produção e armazenamento, empresas como Universal Hydrogen está desenvolvendo kits de conversão para aeronaves regionais. A abordagem utilizada consiste em uma revisão abrangente da literatura atual sobre motores elétricos na aviação, utilizando artigos científicos, relatórios de empresas, publicações governamentais e notícias especializadas. Esses estudos indicam que motores elétricos podem reduzir significativamente os impactos ambientais da aviação. Com o desenvolvimento contínuo de baterias e motores mais eficientes, a aviação elétrica se tornará viável a longo prazo.</p> <p>&nbsp;</p> <p><em><strong>ABSTRACT</strong></em></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><em>The technological advancements in aviation have driven the feasibility of electric propulsion, as evidenced by projects like the Caravan and AMP-H70. The increasing applicability of electric motors, despite their environmental benefits, faces challenges such as battery energy density and regulations. However, industry efforts, such as those by NASA, aim to promote the adoption of these technologies to achieve zero carbon emissions by 2050. In recent years, advancements in batteries and electric motors have made electric propulsion viable in aviation. Projects like Magnix and AeroTEC's eCaravan and Ampaire's hybrid-electric demonstrate this viability. Electric motors are being implemented in aircraft, primarily for regional and short-distance flights, such as eVTOLs and training aircraft, due to their energy efficiency and low pollutant emissions. Programs like NASA's Electrified Powertrain Flight Demonstration (EPFD) encourage this technology. The adoption of electric motors brings environmental and operational benefits but faces challenges such as battery energy density and support infrastructure, and the safety of lithium-ion batteries is also a concern. Hydrogen hybrid engine technology also faces challenges in production and storage, with companies like Universal Hydrogen developing conversion kits for regional aircraft. The approach used consists of a comprehensive review of current literature on electric motors in aviation, utilizing scientific articles, company reports, government publications, and specialized news. These studies indicate that electric motors can significantly reduce aviation's environmental impacts. With the continuous development of more efficient batteries and motors, electric aviation will become viable in the long term.</em></p> <p>&nbsp;</p> Felipe Braga Fruto, Édson Cabral, Francisco Conejero Perez Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/258 qui, 18 jul 2024 00:00:00 -0300