DA POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Brasileira de Aviação Civil &  Ciências Aeronáuticas se propõe a incrementar a produção acadêmica, habilitando novos espaços para a publicação científica na area das Ciências Aeronáuticas e da Aviação Civil, além de outras atividades de suporte vinculadas a elas, aliadas as novas pesquisas e descobertas acerca de questões ambientais e de sustentabilidade nas operações aéreas. Visa ainda contribuir para o avanço do conhecimento e das práticas gerenciais na aviação civil e nas ciências aeronáuticas, compreendendo pesquisas e experimentações de novas tecnologias, novos processos e ou sistemas operacionais, através da publicação das inovações em pesquisas de vanguarda, artigos teóricos e de revisão, casos aplicados à gestão da aviação civil e inclusive aqueles com foco na sustentabilidade.

A revista tem acesso aberto para ampliar a divulgação dos trabalhos nela publicados, no entanto devem realizar o Cadastro Gratuito para acessar ao conteúdoreservados os direitos autorais, estabelecidos em nossa licença Creative Commons. 

Cadastro: Seu Login de Acesso deve ter somente letras (minúsculas) e números (obrigatório).

Também são de interesse as pesquisas de campo, resenhas, relatos técnicos e notas técnicas, em português, inglês e espanhol. Procura-se estimular os processos de construção de redes de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, com interação de Grupos de Pesquisa e pesquisadores, Programas de Pós-Graduação com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a aviação civil e ciências aeronáuticas, com um espaço para publicação científica, técnica e tecnológica e difusão das melhores práticas na área.

Seções: Editorial. Artigos. Estudos de Caso. Resenhas. Relatório Técnico. Pesquisas de Campo. Notas Técnicas. Entrevistas. Notícias. Eventos. Parceria Institucional. Anúncios.

Com periodicidade mensal, procurará ampliar o espaço disponível para publicação de qualidade na área, proporcionando uma alternativa de vazão à produção técnica e científica na área, inclusive em interação com eventos científicos da área.

Desta forma, permite a socialização e a aplicação das descobertas que devem ser divulgadas para a sociedade.

A revista tem acesso aberto para ampliar a divulgação dos trabalhos nela publicados, reservados os direitos autorais, estabelecidos em nossa licença Creative Commons.

Recomenda-se que faça seu cadastro na Revista, em Perfil, como Leitor e Autor, para que acessem as Diretrizes para Autores e Submissões.

Seja bem vindo!

 OBJETIVOS

  • Oportunizar a publicação científica e pedagógica dos Estudos e pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico;
  • Incentivar a publicação periódica científica das Faculdades, Centros Universitários, Universidades, disseminando a produção acadêmica e científica;
  • Divulgar o potencial dos Cursos de Ciências Aeronáuticas, Gestão do transporte aéreo e Especializações na área, para a sociedade por meio da produção acadêmica e científica na área em foco;
  • Contribuir no processo de ensino-aprendizagem, na pesquisa e extensão relativas à área;
  • Oportunizar um espaço de debates e publicações de produções de Programas de Pós Graduação das diferentes áreas do saber que tenham vínvulo com a Aviação Civil e as Ciências Aeronáuticas.
  • Fomentar a prospecção de parcerias institucionais, para projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

As publicações deste periódico terão como área de concentração: as Ciências Aeronáuticas, a Aviação Civil, a Gestão e Direito Aeronáutico, a Segurança Operacional e de Voo, A Gestão Aeroportuária e de Companhias Aéreas, além de outros temas ligados à gestão socioambiental do setor, sob todos os pontos de vista, quer seja dentro dos aspectos conceituais das engenharias, da tecnologia e operações aéreas, do direito, da economia e administração, assim como das ciências humanas e sociais aplicadas.

 

PUBLICO ALVO

  • O público alvo num primeiro momento, será composto entre outros por acadêmicos e professores de Cursos de Ciências Aeronáuticas, Gestão do transporte aéreo, Cursos superiores de tecnologia na área e Especializações com concentração e ações nesta área.
  • Em um segundo momento, profissionais do setor, professores e pesquisadores das Faculdades, Centros Universitários, Universidades e de outras Instituições com produção científica na área de interesse.
  • Em momento contínuo, a Comunidade Acadêmica e social, estabelecendo um novo canal de comunicação e prospecção de novos alunos.
  • E ainda a Comunidade Científica, estabelecendo um novo Fórum de publicação e discussão de conteúdos relativos ao setor.