INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA NO SETOR AERONÁUTICO
Main Article Content
Resumo
Passados pouco mais que cem anos do primeiro voo de uma aeronave pode se afirmar que as ciências aeronáuticas, a engenharia aeronáutica e atividades ligadas a elas, consolidam um dos períodos de maior evolução tecnológica da humanidade. Não obstante o sonho de voar, desde as “Asas de Ícaro”, do primeiro voo com o 14 Bis, até os mais modernos aviões de caça hipersônicos e as modernas aeronaves da aviação civil, do surgimento dos helicópteros, aos vant’s e drones. Todos estes inventos concentram inovações tecnológicas distintas, em especial sintetizando a inspiração humana, que através dos séculos vem pesquisando formas de se deslocar pela atmosfera. Todavia há cerca de meio século dedicando-se a navegar fora desta camada protetora do nosso planeta.
A busca de outros voos pela órbita terrestre e pelo universo infinito instiga a vocação humana em descobrir os enigmas do universo distante. Neste viés as ciências aeronáuticas e a aviação civil alimentam um desafio em especial. Desenvolver tecnologia e aeronaves que permitam explorar a extratosfera, com o objetivo de flexibilizar e facilitar os deslocamentos aéreos de um ponto a, para um ponto b, com maior velocidade, menores custos e maior segurança às aeronaves, tripulação e passageiros.
Grandes desafios estão postos aos profissionais da área, pesquisar e desenvolver novos materiais, novos formatos aerodinâmicos, novos insumos e combustíveis, novos meios de propulsão e sobretudo aeronaves mais sustentáveis.
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.