INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA NO SETOR AERONÁUTICO

Conteúdo do artigo principal

Jairo Afonso Henkes

Resumo

Passados pouco mais que cem anos do primeiro voo de uma aeronave pode se afirmar que as ciências aeronáuticas, a engenharia aeronáutica e atividades ligadas a elas, consolidam um dos períodos de maior evolução tecnológica da humanidade. Não obstante o sonho de voar, desde as “Asas de Ícaro”, do primeiro voo com o 14 Bis, até os mais modernos aviões de caça hipersônicos e as modernas aeronaves da aviação civil, do surgimento dos helicópteros, aos vant’s e drones. Todos estes inventos concentram inovações tecnológicas distintas, em especial sintetizando a inspiração humana, que através dos séculos vem pesquisando formas de se deslocar pela atmosfera. Todavia há cerca de meio século dedicando-se a navegar fora desta camada protetora do nosso planeta.


A busca de outros voos pela órbita terrestre e pelo universo infinito instiga a vocação humana em descobrir os enigmas do universo distante. Neste viés as ciências aeronáuticas e a aviação civil alimentam um desafio em especial. Desenvolver tecnologia e aeronaves que permitam explorar a extratosfera, com o objetivo de flexibilizar e facilitar os deslocamentos aéreos de um ponto a, para um ponto b, com maior velocidade, menores custos e maior segurança às aeronaves, tripulação e passageiros.


Grandes desafios estão postos aos profissionais da área, pesquisar e desenvolver novos materiais, novos formatos aerodinâmicos, novos insumos e combustíveis, novos meios de propulsão e sobretudo aeronaves mais sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Henkes, J. A. (2023). INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA NO SETOR AERONÁUTICO. Revista Brasileira De Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/118
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Jairo Afonso Henkes, AEROTD

Editor Gerente da RBAC&CiA. Engenheiro Agrônomo, UDESC (1986). Especialista em Administração Rural, UNOESC (1996) e Mestre em Agroecossistemas, UFSC (2006). Professor na AEROTD. https://orcid.org/0000-0002-3762-471X  E-mail: jairohenkes333@gmail.com