DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM EM PEÇAS AERONÁUTICAS DEVELOPMENT OF A METHODOLOGY TO DETERMINE THICKNESS MEASUREMENT UNCERTAINTY BY ULTRASONIC TEST IN AEROSPACE PARTS

Main Article Content

Bruno César de Andrade Silva
José Eduardo Ferreira de Oliveira
Maurício Saldanha Motta

Resumo

Na indústria aeronáutica, anualmente diversas aeronaves interrompem seus serviços para executar inspeções detalhadas de rotina nos seus membros estruturais e sistemas, incluindo os motores. Dentre diversos serviços a serem executados numa aeronave durante uma inspeção maior (check), um dos mais importantes é o programa de prevenção e controle da corrosão, visto que inclui métodos de inspeção e tarefas para prevenir a corrosão em todas as áreas estruturais de uma aeronave, como por exemplo, fuselagem, asas, estabilizadores, superfícies de controle de voo etc. Durante as inspeções de rotina, ao ser detetada alguma anomalia, devem ser tomadas algumas ações de forma imediata para corrigir o problema e evitar a perda de resistência do membro estrutural. De forma geral, a remoção de corrosão de qualquer membro estrutural consiste em remover o dano através de abrasamento mecânico e execução de inspeções não destrutivas (visual e verificação de espessura remanescente por ultrassom). Contudo, deve-se tomar muito cuidado durante a medição de espessura remanescente já que erros sistemáticos e aleatórios podem afetar os resultados, comprometendo a qualidade final das peças avaliadas. O principal objetivo deste artigo é realizar um estudo experimental da medição de espessura remanescente após a remoção da corrosão na asa de uma aeronave, com foco na determinação das fontes de incerteza desse método usual. Além disso, o estudo tem a intenção de determinar a incerteza expandida de medição para propor uma nova metodologia de tratamento metrológico deste processo, estabelecendo uma zona de conformidade.


ABSTRACT


 In the aerospace industry, each year several commercial airplanes stop its service to carry out detailed routine inspections of their structural members and systems, including the power plant. Among several maintenance services to be performed in an airplane during a check, the corrosion prevention and control program is the one of the most important services since it includes methods of inspection and tasks to prevent corrosion in all airplane structural areas, such as fuselage, wings, stabilizers, flight control surfaces etc. During routine inspections, upon discrepancy detection, some actions must be immediately taken in order to correct the problem and avoid the loss of airplane structural strength. The corrosion removal from any aircraft structural member, in general consists in blending out the damage and carry out a ND inspection (e.g., visual and remaining thickness measurement by ultrasonic test). However, all care must be taken during remaining thickness measurement since systematic and random errors can affect in the results, compromising the final quality of measured parts. The main purpose of this paper is to perform an experimental study of remaining thickness measurement in an aircraft outer wing skin after corrosion removal, objecting to determine the uncertainty sources of the usual method. Also, the study intends to determine the expanded uncertainty in order to purpose a new methodology for the metrological treatment of this process, establishing a conformity zone.


 

Article Details

Como Citar
Silva , B. C. de A. ., Oliveira , J. E. F. de ., & Motta , M. S. (2023). DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO DE ESPESSURA POR ULTRASSOM EM PEÇAS AERONÁUTICAS: DEVELOPMENT OF A METHODOLOGY TO DETERMINE THICKNESS MEASUREMENT UNCERTAINTY BY ULTRASONIC TEST IN AEROSPACE PARTS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(2), 47–68. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/129
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno César de Andrade Silva , AEROTD / CEFET-RJ

Engenheiro Mecânico (CEFET/RJ, 2008). Mestre em Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (CEFET/RJ, 2012). Professor e orientador em Tecnologia nas áreas de Estruturas de Aeronaves (AEROTD). E-mail: bruno.bcas@gmail.com

José Eduardo Ferreira de Oliveira , UFPE

Engenheiro Mecânico (UFPE, 1996). Mestre em Engenharia Mecânica (UFPE, 1999). Doutor em Engenharia Mecânica (UFPE, 2009). Professor e orientador em Metrologia e Qualidade. E-mail: joseferreira@recife.ifpe.edu.br

Maurício Saldanha Motta , CEFET-RJ

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRJ, 2000). Professor titular do CEFET/RJ. E-mail: mauricio.motta@cefet-rj.br