UM ESTUDO SOBRE COMBUSTÍVEIS PARA AVIAÇÃO: HIDROGÊNIO E CÉLULA A COMBUSTÍVEL A STUDY ON AVIATION FUELS: HYDROGEN AND FUEL CELLS

Main Article Content

Ricardo de Brito
Jairo Afonso Henkes

Resumo

Há eminente necessidade de novas fontes de energia no mundo todo em diversas áreas de atuação, seja no setor habitacional, industrial, desde grandes empresas até um mero cidadão comum em sua residência. Na aviação, é mais do que conhecida a preocupação com a poluição e também com o suprimento de fontes energéticas, seja dos órgãos regulatórios, de políticas de desenvolvimento, de proteção ao meio ambiente e das próprias companhias aéreas. A principal fonte usada hoje, combustível fóssil, é conhecido com uma fonte poluidora e esgotável, então o futuro está voltado para algo renovável e se possível menos poluente. Sabe-se também que já existem várias alternativas e este trabalho com caráter exploratório por meio de pesquisas bibliográficas procurará descrever o estado da arte neste setor e perspectivas de futuro. São conhecidas e estão sendo pesquisadas e desenvolvidas outras fontes de energia, que poderiam ser utilizadas, porém ainda em busca de alinhar seu uso. Especialmente na aviação setor que exige um alto nível de confiabilidade, pois é desenvolvida em uma grande área geográfica, o que torna mais desafiador alcançar um desempenho seguro, econômico e ambientalmente sustentável para os novos combustíveis.


ABSTRACT

There is an eminent demand for new energy sources around the world in several areas of  activity, whether in the housing or industrial sectors, from large companies to a mere ordinary citizen at home. In aviation, the concern with pollution and with the supply of energy sources is more than known, whether from regulatory bodies, development policies, environmental protection and the airlines companies. The main source used today, fossil fuel, is known as a polluting and exhaustible source, so the future is focused on something renewable and if possible less polluting. It is also known that there are already several alternatives and this work with an exploratory character through bibliographic research will seek to describe the state of the art in this sector and prospects for the future. Other energy sources are known and are being researched and developed, which could be used, but still seeking to align their use. Especially in the aviation sector that demands a high level of reliability as it is developed over a large geographic area, which makes it more challenging to achieve safe, economical and environmentally sustainable performance for new fuels.


 


 


 

Article Details

Como Citar
Brito, R. de ., & Henkes, J. A. (2023). UM ESTUDO SOBRE COMBUSTÍVEIS PARA AVIAÇÃO: HIDROGÊNIO E CÉLULA A COMBUSTÍVEL: A STUDY ON AVIATION FUELS: HYDROGEN AND FUEL CELLS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 3(2), 159–182. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/134
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo de Brito, AEROTD / PILOTO EXECUTIVO

Piloto comercial e instrutor de voo (VOE FLORIPA, 2018). Piloto de Planador e instrutor de voo (ACBB, 2019). Graduando em Ciências Aeronáuticas (AEROTD, 2022). Piloto executivo de empresa privada, aeronave a reação de classe B. E-mail: rcsbara@gmail.com

Jairo Afonso Henkes, AEROTD / PROJECTA ASSESSORIA

Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Consultor Ambiental/Projecta Assessoria. Professor e Pesquisador nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. AEROTD.  https://orcid.org/0000-0002-3762-471X. E-mail: jairohenkes333@gmail.com