UM ESTUDO SOBRE O USO DE CÂMERAS IP EM ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE PILOTOS PARA ORIENTAÇÃO SOBRE AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS LOCAIS NAS MISSÕES DE INSTRUÇÃO A STUDY ON THE USE OF IP CAMERAS IN PILOT TRAINING SCHOOLS FOR GUIDANCE ON LOCAL ATMOSPHERIC CONDITIONS IN INSTRUCTIONAL MISSIONS
Main Article Content
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa com foco na utilização de câmeras com imagens em tempo real e seu impacto na segurança da aviação de instrução, que normalmente utiliza aeronaves de pequeno porte, sem radares meteorológicos, com pouca autonomia e em voos curtos. O estudo foi realizado em duas escolas de aviação civil, em Florianópolis (SC) e em Londrina (PR). As imagens foram disponibilizadas através de seus respectivos aplicativos (YCC365 PLUS), para acesso dos instrutores e alunos das escolas. Assim, o projeto foi avaliado quanto ao seu desempenho prático a partir de um questionário entregue a todos os alunos e instrutores que fizeram uso das imagens. Ao final deste trabalho, chega-se à conclusão de que a instalação de câmeras do tipo estudado, auxiliam na preparação dos voos, e principalmente no retorno ao aeródromo após o voo de navegação, auxiliando na segurança do pouso.
ABSTRACT
This article presents a research focused on the use of real-time cameras, and their impact on the safety of flight instruction, that usually uses small aircraft, without meteorological radars, with low autonomy, used on short flights. The study was made out in two civil aviation schools, located in Florianópolis (SC) and in Londrina (PR). The images have been available by its mobile app (YCC365 PLUS), and free access for the fligth instructors and students of the schools. Then, the study was measured in terms of its practical use, by some questions answered by those who used the images. At the end of the research, it was concluded that the cameras helped on flights planning, and especially in the return to the aerodrome after the navigation flights, helping on safety landings.
Article Details

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.