A RELEVÂNCIA DAS OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS REGIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DO RISCO AVIÁRIO E SEU GERENCIAMENTO THE RELEVANCE OF REGIONAL AIRPORT OPERATIONS IN THE STATE OF SÃO PAULO: AVIARY RISK ANALYSIS AND ITS MANAGEMENT

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Danilo Monqueiro de Souza
Jairo Afonso Henkes

Resumo

As operações aeroportuárias regionais do estado de São Paulo são abordadas neste artigo demonstrando que suas operações têm relevância na economia paulista, e que demonstram efetiva preocupação com a segurança de voo, e com no que diz respeito a contenção do risco aviário na aviação regional. Para compreender esta dinâmica foi realizado um levantamento de campo junto a importantes aeródromos do interior paulista sobre o risco de fauna em aeroportos de médio porte das classes I e II localizados no interior do estado de São Paulo. Verificou-se a eficiência das medidas mitigadoras existentes, com uma abordagem específica da segurança de voo focada no assunto, devido aos impactos destas possíveis colisões para a aviação. Consultaram-se documentos oficiais além de artigos, reportagens e outros informes sobre a segurança de voo junto aos aeródromos regionais. Este trabalho utilizou fontes como anuários do Cenipa e dados oficiais dos aeroportos para obter informações relevantes sobre ocorrências e medidas de prevenção relacionadas ao risco de fauna. Analisaram-se as medidas adotadas na prevenção do problema e a carência de investimentos para implantar melhorias, principalmente em aeroportos de pequeno porte, que não possuem obrigatoriedade de um programa de gerenciamento efetivo e público. Com os dados obtidos pode-se concluir que os esforços dispostos na prevenção junto com a qualificação de pessoal já atuante na área, são de extrema importância e os gastos neles investidos são fundamentais para garantir maior segurança às operações. A adoção de novas tecnologias e a implementação de ações efetivas para o gerenciamento do risco aviário, possibilitam um melhor monitoramento e segurança das operações aéreas em aeroportos regionais.


 


 


ABSTRACT


 


Regional airport operations in the state of São Paulo are covered in this article, demonstrating that their operations are relevant to the economy of São Paulo, and that they demonstrate effective concern with flight safety, and with regard to containing avian risk in regional aviation. To understand this dynamic, a field survey was carried out at important aerodromes in the interior of São Paulo on the risk of fauna in medium-sized airports of classes I and II located in the interior of the state of São Paulo. The efficiency of existing mitigating measures was verified, with a specific approach to flight safety focused on the subject, due to the impacts of these possible collisions on aviation. Official documents were consulted in addition to articles, reports and other reports on flight safety at regional aerodromes. This work used sources such as Cenipa yearbooks and official airport data to obtain relevant information on occurrences and prevention measures related to wildlife risk. The measures adopted to prevent the problem and the lack of investment to implement improvements were analyzed, especially in small airports, which do not require an effective and public management program. With the data obtained, it can be concluded that the efforts made in prevention, together with the qualification of personnel already working in the area, are extremely important and the expenses invested in them are fundamental to guarantee greater safety in operations. The adoption of new technologies and the implementation of effective actions to manage avian risk enable better monitoring and safety of air operations at regional airports.


 


 

Article Details

Como Citar
Souza, D. M. de ., & Henkes, J. A. (2024). A RELEVÂNCIA DAS OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS REGIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DO RISCO AVIÁRIO E SEU GERENCIAMENTO : THE RELEVANCE OF REGIONAL AIRPORT OPERATIONS IN THE STATE OF SÃO PAULO: AVIARY RISK ANALYSIS AND ITS MANAGEMENT. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(1), 4–39. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/217
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danilo Monqueiro de Souza, AEROTD

Graduado em Tecnologia do Transporte Aéreo. Faculdade Tecnologia AEROTD. E-mail: danilo.monqueiro@gmail.com

Jairo Afonso Henkes, AEROTD/PROJECTA ASSESSORIA

Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor e Pesquisador nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. AEROTD.  https://orcid.org/0000-0002-3762-471X. E-mail: jairohenkes333@gmail.com