TECNOLOGIAS PARA A DETECÇÃO DE ATAQUES CIBERNÉTICOS POR DRONES EM AEROPORTOS TECHNOLOGIES FOR THE DETECTION OF CYBER ATTACKS BY DRONES AT AIRPORTS

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Matheus Gondim Peixoto
Mauro Caetano
Cristian da Silveira Smidt
Bruno Avelino

Resumo

 


Nesse estudo são identificados métodos de detecção de drones em espaço aéreo controlado, mais especificamente para utilização no contexto aeroportuário. A aplicação dos métodos foi direcionada para detecção de drones de pequeno porte, por conta da crescente popularização desses dispositivos, que vem se tornando cada vez mais acessíveis. O estudo identifica três tipos de ataques possíveis feitos por agentes mal-intencionados, que podem afetar as operações aeroportuárias e a segurança de voos. Com a intenção de propor soluções para essas ameaças, foram identificadas técnicas e instrumentos relevantes identificados na literatura e também disponíveis no mercado. A análise comparativa entre as tecnologias de detecção permitiu uma compreensão aprofundada para a proposição de soluções direcionadas aos ataques de drones propostos. Os resultados indicam que a integração de diversos métodos é a melhor resposta para ataques de drones aos aeroportos, promovendo um espaço aéreo mais seguro. Recomenda-se a personalização de cada solução de acordo com as características específicas do aeroporto em questão, para assegurar a eficácia da solução proposta e manter a integridade do espaço aéreo brasileiro.


Abstract


 


This study identifies methods for detecting drones in controlled airspace, specifically focusing on their application in the airport context. The use of these methods is directed towards detecting small drones, given the increasing popularity and accessibility of these devices. The study identifies three possible attacks by malicious agents that can impact airport operations and flight safety. To propose solutions to these threats, relevant techniques and tools identified in the literature and available in the market were identified. Comparative analysis of detection technologies allowed for a comprehensive understanding to propose solutions targeted at the proposed drone attacks. The results indicate that the integration of various methods is the best response to drone attacks at airports, promoting safer airspace. It is recommended to customize each solution according to the specific characteristics of the airport in question to ensure the effectiveness of the proposed solution and maintain the integrity of the Brazilian airspace.


 


 


 

Article Details

Como Citar
Peixoto, . M. G. ., Caetano , M. ., Smidt , C. da S. ., & Avelino , B. . (2024). TECNOLOGIAS PARA A DETECÇÃO DE ATAQUES CIBERNÉTICOS POR DRONES EM AEROPORTOS: TECHNOLOGIES FOR THE DETECTION OF CYBER ATTACKS BY DRONES AT AIRPORTS. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(1), 182–224. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/223
Seção
Estudos de Caso
Biografia do Autor

Matheus Gondim Peixoto, FAB/Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

1Engenheiro Civil-Aeronáutico formado pelo ITA. 1º Tenente da Força Aérea Brasileira, concluiu o curso de preparação de oficiais da Reserva (CPOR). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E-mail: matheus.peixoto@ga.ita.br

Mauro Caetano , LABTAR/ITA

Professor e Pesquisador em Inovações no Transporte Aéreo no ITA. Realizou seu pós-doutoramento em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Technische Universität Berlin (TUBerlin), Alemanha, foi pesquisador visitante no Institute of Transport and Logistics Studies (ITLS) / The University of Sydney, Austrália, e no International Project Laboratory / The University of Tokyo, Japão. Coordena o MTOW – Grupo de Pesquisas Inovações em Transporte Aéreo e o Laboratório de Transporte Aéreo (LABTAR/ITA) e é Piloto Aerodesportista.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5978-1054 E-mail: caetano@ita.br

Cristian da Silveira Smidt , ICEA

Chefe da Subdivisão de Gestão da Inovação do ICEA. Possui graduação em Tecnologia em Gerenciamento de Tráfego Aéreo pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (2010) e Pós-Graduação "Lato Sensu" em Liderança com Ênfase em Gestão no Comando da Aeronáutica pela Universidade da Força Aérea e em Gestão de Projetos, pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Gerenciamento de Tráfego Aéreo, com foco em planejamento de espaço aéreo, procedimentos de navegação aérea e processos de fomentos e inovação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9576-5572  E-mail: cristiancss3@fab.mil.br)

Bruno Avelino , LABTAR/ITA

 

Pesquisador e Mestrando em Otimização no ITA. Realizou sua graduação em Engenharia da Computação no Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Integrante do MTOW – Grupo de Pesquisas Inovações em Transporte Aéreo e do Laboratório de Transporte Aéreo (LABTAR/ITA). Trabalhou como Engenheiro de Simulação de Aeronaves de Asa Rotativa e como Analista de Cybersegurança. Mantém expertise em cybersegurança, pesquisa operacional, desenvolvimento de software, inteligência computacional, engenharia de sistemas e inovação. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3256-679X.  E-mail: avel.bruno@gmail.com