A CONSOLIDAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO GLOBAL DE NAVEGAÇÃO AÉREA THE CONSOLIDATION OF INTERNATIONAL CIVIL AVIATION AND ITS IMPLICATIONS FOR THE IMPLEMENTATIONOF THE GLOBAL AIR NAVIGATION PLAN

Main Article Content

Bruno Garcia Franciscone
Pedro Arthur Linhares Lima

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar de que modo a Aviação Civil Internacional se desenvolveu, em especial após a Primeira Guerra Mundial, a partir da realização de inúmeras conferências que culminaram no estabelecimento de diversas convenções e na criação de instituições internacionais que aos poucos moldaram um Regime Internacional referente à Aviação Civil Internacional. Como fontes, utilizaram-se textos históricos contidos no acervo da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), livros de história da aviação civil internacional, livros de teoria das Relações Internacionais e diversos artigos. A metodologia consistiu em uma abordagem histórica da evolução da aviação civil no mundo; e na análise, a partir de teorias das Relações Internacionais, de como se moldou e se consolidou um Regime Internacional da Aviação Civil Internacional. Os resultados apontaram que, sem o estabelecimento desse regime, não seria possível o desenvolvimento e a execução do Plano Global de Navegação Aérea. Esse Plano, por meio de implementações graduais e coordenadas entre os Estados, em diversas áreas técnicas da aviação civil, permitiu a paulatina aproximação da visão estabelecida pela OACI na Concepção Operacional de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Global.

Article Details

Como Citar
Franciscone, B. G., & Lima, P. A. L. . (2023). A CONSOLIDAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO GLOBAL DE NAVEGAÇÃO AÉREA: THE CONSOLIDATION OF INTERNATIONAL CIVIL AVIATION AND ITS IMPLICATIONS FOR THE IMPLEMENTATIONOF THE GLOBAL AIR NAVIGATION PLAN. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 1(2), 6–32. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/23 (Original work published 26º de maio de 2021)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Garcia Franciscone, DECEA

Mestre em Ciências Aeroespaciais - Universidade da Força Aérea - UNIFA (2020). MBA em Gerenciamento de Projetos - SENAC (2018). Graduado em Física (USP). Graduando em Engenharia de Produção - Universidade Federal Fluminense (UFF). Assessor das Seções de Serviços de Tráfego Aéreo (ATS) e de Espaço Aéreo (EA) da Divisão de Coordenação e Controle de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). E-mail: bruno.franciscone@gmail.com

Pedro Arthur Linhares Lima, UNIFA

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2003). Mestre em Ciência da Computação pelo Air Force Institute of Technology – EUA (1996). MBA em Planejamento Estratégico pela COPPE-UFRJ (2009). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Coordenador da UNIFA no Projeto Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional, do Programa Pro-Defesa IV. Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da UNIFA. Participa de grupos de pesquisas na área de Segurança e Defesa Cibernética. E-mail: linharespall@fab.mil.br