CONCEITO E BENEFÍCIOS DE ASAS TRANSFORMÁVEIS (MORPHING) EM AVIÕES CONCEPT AND BENEFITS OF MORPHING WINGS IN AIRPLANES

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Neylor Franco Barbosa
Édson Cabral
Francisco Conejero Perez

Resumo

As asas da aeronave são um compromisso que permite à aeronave voar em diversas condições de voo, mas o desempenho em cada condição é abaixo do ideal. A capacidade da superfície de uma asa de alterar sua geometria durante o voo tem interessado pesquisadores e projetistas ao longo dos anos, pois reduz os compromissos de projeto necessários. Morphing é a forma abreviada de metamorfose; entretanto, não existe uma definição exata nem um acordo entre os pesquisadores sobre o tipo ou a extensão das mudanças geométricas necessárias para qualificar uma aeronave para o título de 'metamorfose de forma'. Os parâmetros geométricos que podem ser afetados pelas soluções de morphing podem ser categorizados em: alteração da forma do plano (envergadura, varredura e corda), transformação fora do plano (torção, diedro e flexão no sentido da envergadura) e ajuste do aerofólio (curvatura e espessura). Alterar a forma ou geometria da asa não é novidade. Historicamente, as soluções de transformação sempre levaram a penalidades em termos de custo, complexidade ou peso, embora, em certas circunstâncias, estas tenham sido superadas por benefícios no nível do sistema. A tendência atual para aeronaves altamente eficientes e “verdes” torna tais compromissos menos aceitáveis, exigindo projetos de morphing inovadores capazes de proporcionar mais benefícios e menos desvantagens. Desenvolvimentos recentes em materiais “inteligentes” podem superar as limitações e aumentar os benefícios das soluções de design existentes. O desafio é projetar uma estrutura que seja capaz de suportar as cargas prescritas, mas que também seja capaz de alterar a sua forma: idealmente, não deveria haver distinção entre a estrutura e o sistema de atuação. A combinação de estruturas morphing e inteligentes numa abordagem integrada requer um pensamento multidisciplinar desde o desenvolvimento inicial, o que aumenta significativamente a complexidade geral, mesmo na fase preliminar do projeto. Morphing é uma tecnologia promissora para as futuras aeronaves da próxima geração. No entanto, os fabricantes e os utilizadores finais ainda estão demasiado céticos quanto aos benefícios para adotarem a transformação num futuro próximo, mas é apenas uma questão de tempo até vermos asas de aeronaves que exibem capacidades de transformação que hoje parecem impossíveis.


 


ABSTRACT


 


Aircraft wings are a compromise that allows the aircraft to fly at a range of flight conditions, but the performance at each condition is sub-optimal. The ability of a wing surface to change its geometry during flight has interested researchers and designers over the years as this reduces the design compromises required. Morphing is the short form for metamorphose; however, there is neither an exact definition nor an agreement between the researchers about the type or the extent of the geometrical changes necessary to qualify an aircraft for the title ‘shape morphing.’ Geometrical parameters that can be affected by morphing solutions can be categorized into: planform alteration (span, sweep, and chord), out-of-plane transformation (twist, dihedral/gull, and span-wise bending), and airfoil adjustment (camber and thickness). Changing the wing shape or geometry is not new. Historically, morphing solutions always led to penalties in terms of cost, complexity, or weight, although in certain circumstances, these were overcome by system-level benefits. The current trend for highly efficient and ‘green’ aircraft makes such compromises less acceptable, calling for innovative morphing designs able to provide more benefits and fewer drawbacks. Recent developments in ‘smart’ materials may overcome the limitations and enhance the benefits from existing design solutions. The challenge is to design a structure that is capable of withstanding the prescribed loads but is also able to change its shape: ideally, there should be no distinction between the structure and the actuation system. The blending of morphing and smart structures in an integrated approach requires multi-disciplinary thinking from the early development, which significantly increases the overall complexity, even at the preliminary design stage. Morphing is a promising enabling technology for the future, next-generation aircraft. However, manufacturers and end users are still too skeptical of the benefits to adopt morphing in the near future, but it is just a question of time before we see aircraft wings that exhibit morphing capabilities that seem impossible today.


 


 

Article Details

Como Citar
Barbosa, N. F., Cabral, Édson ., & Perez, F. C. . (2024). CONCEITO E BENEFÍCIOS DE ASAS TRANSFORMÁVEIS (MORPHING) EM AVIÕES: CONCEPT AND BENEFITS OF MORPHING WINGS IN AIRPLANES. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(3), 107–132. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/250
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Neylor Franco Barbosa, ESCOLA SUPERIOR DO AR-EAR

Curso técnico em análises químicas pelo ITB - Instituto Técnico de Barueri/SP em 2012; Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública pela PMESP em 2016 e graduando no Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves pela EAR – Escola Superior do Ar. E-mail: neylorfb09@hotmail.com

Édson Cabral, ESCOLA SUPERIOR DO AR-EAR

Doutor em Geografia Física (Climatologia Urbana) (USP, 2002). Mestre em Geografia Física (Climatologia Urbana) (USP, 1997). Especialista em Administração de Empresas – Comércio Exterior (FECAP, 1993).  Licenciado em Geografia (USP, 1991). Bacharel em Geografia (USP, 1986). Professor de Meteorologia Aeronáutica da Escola Superior do Ar e LATAM no curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Superior do Ar.  E-mail: edson.cabral@escolasuperiordoar.com.br

Francisco Conejero Perez, ESCOLA SUPERIOR DO AR-EAR / LATAM

 Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves pela EAR – Escola Superior do Ar,   Guarulhos,   Brasil,   Professor Faculdade de Tecnologia AeroTD, formado em pedagogia pela Universidade Ibirapuera em 2002, Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie em São Paulo, 2004, Doutor em Administração na UDE –Montevideo em 2017, realizou curso de Política e Estratégia na Associação de Diplomados na Escola Superior de Guerra em 2005, São Paulo Brasil, realizou MBA –FGV -Administração  de  Empresas  de  Transporte  Aéreo  em  2010,  curso  de especialização em Finanças Internacionais, Macroeconomia e Competências gerenciais pela FGV em 2008, MBA pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica ITA, na aérea de engenharia em aeronáutica e Técnico em aviões pela  Escola  de Especialistas de Aeronáutica -1970, Piloto  Internacional  de  Linha  Aérea  da  LATAM. Piloto militar da Força Aérea Brasileira entre 1971 e 1977. E-mail:  francisco.c.perez@live.com