UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE USO DOS MOTORES ELÉTRICOS EM AERONAVES COMERCIAIS AN ANALYSIS ON THE POSSIBILITY OF USE OF ELECTRIC MOTORS IN COMMERCIAL AIRCRAFT

Main Article Content

Rafael Schafhauser Oliveira
Jairo Afonso Henkes

Resumo

Devido a necessidade da humanidade de rever seus conceitos em relação a utilização de força motriz proveniente de combustíveis fósseis, os quais são limitados e poluentes, precisa para isso buscar fontes alternativas e mais eficientes como também sustentáveis para utilizar na propulsão, procurando diminuir de forma ainda mais expressiva o impacto já baixo da aviação quando comparado à outras formas de transporte em relação a poluição. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar todos os fatores que interferem na substituição de motores a combustão atualmente utilizados, por motores elétricos em aeronaves comerciais em ampla escala. Analisar e descrever os fatores necessários, demonstrar as atuais limitações para concretização dessa transição. Apresentar os impactos econômicos, ambiental e na saúde da população. Propor medidas operacionais alternativas utilizando energia força motriz elétrica nas operações. Procedimentos de obtenção de dados de forma bibliográfica e de característica exploratória com abordagem qualitativa. O resultado mostrou a complexidade na implementação em larga escala de motores elétricos nas aeronaves comerciais em função de limitações tecnológicas e de armazenamento, porém mostrou alternativas operacionais já em uso, como aplicações em desenvolvimento.

Article Details

Como Citar
Oliveira, R. S. ., & Henkes, J. A. . (2023). UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE USO DOS MOTORES ELÉTRICOS EM AERONAVES COMERCIAIS: AN ANALYSIS ON THE POSSIBILITY OF USE OF ELECTRIC MOTORS IN COMMERCIAL AIRCRAFT. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 1(2), 112–141. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/27 (Original work published 26º de maio de 2021)
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Schafhauser Oliveira, Unisul

Bacharel em Ciências Aeronáuticas. Unisul (2020). E-mail: rafael.oliveira29@unisul.br

Jairo Afonso Henkes, AeroTD

Doutorando em Geografia (UMinho, 2019). Mestre em Agroecossistemas (UFSC, 2006). Especialista em Administração Rural (UNOESC, 1997). Engenheiro Agrônomo (UDESC, 1986). Professor e Pesquisador nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Administração e Engenharia Ambiental. AeroTD. https://orcid.org/0000-0002-3762-471X  E-mail: jairohenkes333@gmail.com