COMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO: HISTÓRICA ATENÇÃO AO ARMAZENAMENTO AVIATION FUELS: HISTORICAL FOCUS ON STORAGE

Main Article Content

Fátima Menezes Bento
Mariane Rodrigues Lobato
Sabrina Anderson Beker
Emily Lamb Gross Brilhante

Resumo

A qualidade final dos combustíveis estocados é uma das preocupações dos setores de transporte marítimo, terrestre e aéreo, especialmente por questões de segurança e econômicas. Na aviação brasileira os combustíveis utilizados nas aeronaves para o transporte de passageiros e cargas são a gasolina de aviação (AVGAS) e o querosene de aviação (QAV-A1). Os principais aspectos envolvidos na histórica atenção que os combustíveis da aviação receberam ao longo do tempo, durante o seu armazenamento, tais como a possibilidade de degradação física, química, biológica e as formas de monitoramento e controle, são apresentados. Os combustíveis de aviação apresentam composições distintas de hidrocarbonetos, refletindo nas diferentes estabilidades ao armazenamento. Neste sentido, a contaminação microbiana, principalmente do querosene de aviação, em condições inadequadas de estocagem compromete o atendimento das especificações rígidas exigidas para uso deste combustível. As vantagens e a importância da adoção de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF), são apresentados como uma estratégia de redução dos poluentes gasosos, com a indicação das principais rotas de produção homologadas pela ASTM. Fatores relacionados à estabilidade ao armazenamento como umidade, temperatura, oxidações, aditivação e à contaminação por microrganismos são citados. Ações de monitoramento permitem identificar se o sistema de distribuição e armazenamento de combustíveis encontra-se em condições aceitáveis ou de alerta. Considerando que os combustíveis de aviação apresentam a necessidade de homologação e atendimento às especificações válidas em qualquer parte do mundo, é fundamental o comprometimento com a qualidade desde a fabricação, armazenamento e distribuição dos combustíveis em geral.


Palavras-chave: Querosene de aviação; gasolina de aviação; estocagem; qualidade.


 


ABSTRACT


The quality of stored fuels is a concern for maritime, land, and air transportation sectors, particularly regarding safety and economic factors. In Brazilian aviation, the fuels used are aviation gasoline (AVGAS) and aviation kerosene (QAV-A1), which are supplied to aircraft for transporting passengers and cargo. The objective is to outline the key aspects of historical attention to aviation fuels during storage over time, including potential physical, chemical, and biological degradation, as well as methods for monitoring and control. Aviation fuels have distinct hydrocarbon compositions, which result in varying storage stabilities. Microbial contamination, particularly of aviation kerosene under inadequate storage conditions, can compromise adherence to the stringent specifications required for these fuels. The advantages and importance of adopting sustainable aviation fuels (SAF) are highlighted as a strategy to reduce gaseous pollutants, with a focus on the mainproduction routes approved by ASTM. Key factors affecting storage stability, such as humidity, temperature, oxidation, additives, and microbial contamination, are discussed. Monitoring actions help determine whether the fuel distribution and storage system is in acceptable or alert conditions. Given that aviation fuels must meet global approval and specifications, a commitment to quality throughout manufacturing, storage, and distribution is essential.


Keywords: Aviation kerosene; aviation gasoline; storage; quality.

Article Details

Como Citar
Bento , F. M., Lobato, M. R., Beker, . S. A., & Brilhante, E. L. G. (2024). COMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO: HISTÓRICA ATENÇÃO AO ARMAZENAMENTO: AVIATION FUELS: HISTORICAL FOCUS ON STORAGE. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(4), 101–136. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/279
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fátima Menezes Bento , UFRGS

Professora Titular e Pesquisadora da UFRGS, da RBQAV (Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis da Aviação); é coordenadora do LABBIO - Laboratório de Biodeterioração de Combustíveis e Biocombustíveis. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: fatima.bento@ufrgs.br

Mariane Rodrigues Lobato, UERGS

Bióloga com Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, na área de Biodeterioração de Querosene e Bioquerosene, pela UFRGS. E-mail: marianelobato88@gmail.com

Sabrina Anderson Beker, UFRGS

Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia, Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente e Doutora em Biologia e Biotecnologia Aplicada; Bolsista de Pós-Doutorado do CNPq no LABBIO. E-mail: sabrinabeker@gmail.com

Emily Lamb Gross Brilhante, UFRGS

Acadêmica do Curso de Odontologia-UFRGS, atualmente é bolsista de Iniciação Científica - CNPq. E-mail: emilygbrilhante@gmail.com