DESAFIOS DA DISLEXIA NO COCKPIT DE AERONAVES: ABORDAGENS REGULATÓRIAS E TÉCNICAS DE LEITURA EFICIENTE CHALLENGES OF DYSLEXIA IN THE AIRCRAFT COCKPIT: REGULATORY APPROACHES AND EFFICIENT READING TECHNIQUES

Main Article Content

Tammyse Araújo da Silva
Matheus Barros Furtado de Mendonça

Resumo

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, isto é, interfere, em parte, na comunicação. No âmbito da aviação, a comunicação, é essencial para as operações aéreas e, quando ineficiente, prejudica segurança. Em um cenário em que uma pessoa disléxica queira se tornar piloto, quais seriam os desafios por ela enfrentados? E, ainda, é possível ser piloto com esse distúrbio? Com base nessas problemáticas, o objetivo da pesquisa foi o de verificar, na esfera da regulamentação, se há impedimento do disléxico em ser piloto e quais estratégias deveria usar. O texto foi construído a partir de uma metodologia de natureza básica, com procedimentos bibliográfico, documental, estudo de caso e exploratório. Entre os resultados, verificou-se que na esfera da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA) e da Civil Aviation Safety Authority (CASA), o certificado médico pode ser emitido para um disléxico, desde que ele comprove capacidade para executar tarefas com segurança, condicionado a aprovação em testes e exames detalhados e rigorosos. A possibilidade de uma pessoa com dislexia ser tornar piloto, é fundamentada em dois estudos de casos de pilotos com esse distúrbio que ser tornaram referências em suas áreas. Além disso, os experimentos com aplicativo Speechify e os voos realizados por um disléxico, apontaram, respectivamente, que existem tecnologias que podem ajudar no aprendizado e que o voo, apesar de desafiador, pode ser realizado com segurança.

Palavras-chave: Dislexia; Distúrbio de aprendizagem; Piloto de aeronave; Estratégia de leitura; Treinamento. 


 


ABSTRACT

Dyslexia is a learning disorder that affects reading and writing, that is, it partially interferes with communication. In the context of aviation, communication is essential for air operations and, when inefficient, harms safety. In a scenario where a dyslexic person wants to become a pilot, what would be the challenges they would face? And is it possible to be a pilot with this disorder? Based on these problems, the objective of the research was to verify, in the sphere of regulation, whether there is an impediment for dyslexic people to be a pilot and what strategies they should use. The text was constructed based on a basic methodology, with bibliographic, documentary, case study and exploratory procedures. Among the results, it was found that within the scope of the National Civil Aviation Agency (ANAC), the Federal Aviation Administration (FAA) and the Civil Aviation Safety Authority (CASA), the medical certificate can be issued to a dyslexic person, if he demonstrates the ability to perform tasks safely, subject to passing detailed and rigorous tests and exams. The possibility of a person with dyslexia becoming a pilot is based on two case studies of pilots with this disorder who have become references in their fields. Furthermore, the experiments with the Speechify app and the flights carried out by a dyslexic, showed, respectively, that there are technologies that can help with learning and that the flight, despite being challenging, can be carried out safely.

Keywords: Dyslexia; Learning disorder; Aircraft pilot; Reading strategy; Training.

Article Details

Como Citar
Silva, T. A. da ., & Mendonça, M. B. F. de . (2024). DESAFIOS DA DISLEXIA NO COCKPIT DE AERONAVES: ABORDAGENS REGULATÓRIAS E TÉCNICAS DE LEITURA EFICIENTE : CHALLENGES OF DYSLEXIA IN THE AIRCRAFT COCKPIT: REGULATORY APPROACHES AND EFFICIENT READING TECHNIQUES . Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 4(4), 137–162. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/280
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tammyse Araújo da Silva, PUC/GO

Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Graduada em Ciências Aeronáuticas pela UnisulVirtual. Professora da Escola Politécnica e de Artes no curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. EC-PREV pelo CENIPA. Credenciada no SGSO pela ANAC e pela Infraero. E-mail: tammyse@hotmail.com
- tammyse@pucgoias.edu.br

Matheus Barros Furtado de Mendonça, PUC/GO

Graduando em Ciências Aeronáuticas. Piloto de drone certificado. Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC/GO. E-mail: matheusbarrosfurtado@gmail.com