- UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE IMPLEMENTAR A ABORDAGEM SRM NA INSTRUÇÃO DE PILOTO COMERCIAL DE AVIÕES NO BRASIL A STUDY ON THE FEASIBILITY OF IMPLEMENTING THE SRM APPROACH IN COMMERCIAL AIRPLANE PILOT INSTRUCTION IN BRAZIL

Conteúdo do artigo principal

Tammyse Araújo da Silva
Laisa Cardoso Vieira

Resumo

A operação aérea com piloto único pode ser potencialmente mais perigosa do que a executada com dois tripulantes, em virtude da sobrecarga de tarefas, em especial em situações de risco. A partir dessa problemática, esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância do programa de Single Pilot Resource Management (SRM) para a formação do Piloto Comercial de Aviões (PCA) e mostrar a eficiência dessa abordagem para prevenir ocorrências aeronáuticas. A metodologia da pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com procedimentos bibliográficos, documentais e estudo de caso. Os resultados indicaram que os pilotos em geral executam muitas tarefas em um voo e, portanto, devem estar aptos a cumprir estas tarefas (capacidade para o trabalho). No entanto, fatores como sono, pouco descanso, sobrecarga, fadiga, especialmente nos casos em que a operação é com piloto único (como na aviação executiva e privada), podem comprometer o estado de alerta e a tomada de decisão. O estudo de caso do incidente grave exemplificou e reforçou a necessidade de treinamento que ajude o piloto a desenvolver habilidades para gerenciar sobrecarga de trabalho, motivar a atenção e reforçar o julgamento de pilotagem, notadamente em situações em que há um único piloto. O estudo evidenciou que o SRM, por meio de suas ferramentas (5Ps, IMSAFE etc.) desenvolveria no piloto comercial essas habilidades de tal maneira que passasse a administrar o voo e o seu estado pessoal de forma eficiente, prevenindo, em consequência, a ocorrência de erro humano.


Palavras-chave: SEM; Instrução; Piloto comercial; 5Ps; IMSAFE.


 


ABSTRACT


Air operations with a single pilot can be potentially more dangerous than those conducted with two crew members, due to the overload of tasks, especially in risky situations. Considering this problem, this research aims to demonstrate the importance of the Single Pilot Resource Management (SRM) program for the training of Commercial Aircraft Pilots (PCA) and show the efficiency of this approach to prevent aeronautical occurrences. The research methodology adopted a qualitative approach, basic nature, with bibliographical and documentary procedures, and a case study. The results indicated that pilots generally perform many tasks in a flight and, therefore, must be able to perform these tasks (work capacity). However, factors such as sleep, little rest, overload, fatigue, especially in cases with single pilot operation (such as in executive and private aviation), can compromise alertness and decision making. The case study of a serious incident exemplified and reinforced the need for training that helps pilots develop skills to manage work overload, motivate attention and reinforce piloting judgment, notably in situations with a single pilot. The study showed that the SRM, through its tools (5Ps, IMSAFE, etc.) would develop these skills in the commercial pilot in such a way that he would manage the flight and his personal state efficiently, consequently preventing the occurrence of human error.


Keywords: SRM; Instruction; Commercial Pilot; 5Ps; IMSAFE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, T. A. da, & Vieira, L. C. . (2024). - UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DE IMPLEMENTAR A ABORDAGEM SRM NA INSTRUÇÃO DE PILOTO COMERCIAL DE AVIÕES NO BRASIL: A STUDY ON THE FEASIBILITY OF IMPLEMENTING THE SRM APPROACH IN COMMERCIAL AIRPLANE PILOT INSTRUCTION IN BRAZIL. Revista Brasileira De Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 4(4), 260–284. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/285
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tammyse Araújo da Silva, PUC/GO

Especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás. Graduada em Ciências Aeronáuticas pela UnisulVirtual. Professora da Escola Politécnica e de Artes no curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. EC-PREV pelo CENIPA. Credenciada no SGSO pela ANAC e pela Infraero. E-mail: tammyse@hotmail.com
- tammyse@pucgoias.edu.br

Laisa Cardoso Vieira, PUC/GO

Graduanda em Ciências Aeronáuticas. Curso de CRM pela FTC Human Development. E-mail: vieiralaisa961@gmail.com