AVANÇANDO PARA O AZUL: VIABILIDADE E IMPACTOS DOS AVIÕES ZEROe DA AIRBUS MOVIDOS A HIDROGÊNIO MOVING TOWARDS THE BLUE: FEASIBILITY AND IMPACTS OF AIRBUS ZEROe HYDROGEN-POWERED AIRCRAFT

Main Article Content

Edimar Dziwulski
Wesler Fonseca Ribeiro
Flávio Leopoldo Basilio

Resumo

Este estudo investiga a viabilidade dos aviões ZEROe da Airbus, que utilizarão hidrogênio, como combustível principal, contrastando-os com tecnologias de combustíveis fósseis tradicionais no que diz respeito a eficiência, custos e impactos ambientais. A pesquisa aborda os desenvolvimentos tecnológicos necessários para a adoção do hidrogênio na aviação, incluindo desafios de infraestrutura e barreiras regulatórias. Analisa-se a eficácia ambiental do hidrogênio, destacando sua capacidade de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes. A análise econômica aponta para uma eventual rentabilidade do hidrogênio, apesar dos altos custos iniciais, especialmente com o amadurecimento de tecnologias e o aumento da eficiência na produção e logística do combustível. Finalmente, discutem-se as perspectivas futuras para a aviação sustentável, enfatizando o papel vital dos governos e organizações internacionais na facilitação dessa transição energética. O estudo conclui que, enquanto existem desafios substanciais, os benefícios a longo prazo do hidrogênio como combustível promoverá, não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também oferecem economias para as operadoras aéreas.


Palavras-chave: Hidrogênio; Aviões ZEROe; Sustentabilidade; Aviação. Airbus.


 


ABSTRACT


This study investigates the viability of Airbus’ ZEROe aircraft, which will use hydrogen as the primary fuel, comparing them with traditional fossil fuel technologies in terms of efficiency, costs and environmental impacts. The research addresses the technological developments required for the adoption of hydrogen in aviation, including infrastructure challenges and regulatory barriers. The environmental effectiveness of hydrogen is analyzed, highlighting its ability to significantly reduce greenhouse gas emissions and other pollutants. The economic analysis points to the eventual profitability of hydrogen, despite the high initial costs, especially as technologies mature and efficiency in fuel production and logistics increases. Finally, the future prospects for sustainable aviation are discussed, emphasizing the vital role of governments and international organizations in facilitating this energy transition. The study concludes that, while substantial challenges remain, the long-term benefits of hydrogen as a fuel will not only promote environmental sustainability, but also offer economic for airline company.


Keywords: Hydrogen; ZEROe planes; Sustainability; Aviation; Airbus.

Article Details

Como Citar
Dziwulski, E. ., Ribeiro, W. F. ., & Basilio, F. L. (2025). AVANÇANDO PARA O AZUL: VIABILIDADE E IMPACTOS DOS AVIÕES ZEROe DA AIRBUS MOVIDOS A HIDROGÊNIO: MOVING TOWARDS THE BLUE: FEASIBILITY AND IMPACTS OF AIRBUS ZEROe HYDROGEN-POWERED AIRCRAFT. Revista Brasileira De Aviação Civil &Amp; Ciências Aeronáuticas, 5(1), 27–56. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/293
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edimar Dziwulski, Faculdade de Tecnologia de Sinop – FASTECH

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Faculdade de Tecnologia de Sinop – FASTECH; E-mail: edimar.dw@gmail.com

Wesler Fonseca Ribeiro, Faculdade de Tecnologia de Sinop – FASTECH

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Faculdade de Tecnologia de Sinop – FASTECH; E-mail: weslerfr@outlook.com

Flávio Leopoldo Basilio, FASTECH/AeroMT/OPS

Professor no curso de Ciências Aeronáuticas da Faculdade de Tecnologia de Sinop – FASTECH; filósofo pela faculdade Paulista São Jose, de São Paulo; Jornalista pela Faculdade Campo Limpo Paulista – FACCAMP, em São Paulo. Especialista em Gestão e Segurança de Voo pela Unyleya. Especialista em Neurociência aplicada ao processo de aprendizagem pela Faculdade Faveni. Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Especialista em Produção para TV Digital, pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisador na área de neurociência e filosofia. Piloto Comercial de Aeronaves com habilitações de multimotor e voo por instrumento (IFR). Instrutor teórico e prático para os cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Aviões, na OPS Escola de Aviação e Consultoria Aeronáutica, e AeroMT Escola de Aviação, ambas em Sinop/MT. E-mail: flaviofastech@gmail.com