EFICIÊNCIA DOS PROVEDORES DE SERVIÇO DE NAVEGAÇÃO AÉREA (PSNA) POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA): REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EFFICIENCY OF AIR NAVIGATION SERVICE PROVIDERS (PSNA) THROUGH DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA): A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE

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Milton Alexandre de Oliveira
Carlos Eduardo Valle Rosa

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) na avaliação da eficiência dos Provedores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA) publicada entre 2013 e 2024. O objetivo foi compreender como a literatura tem discutido e analisado a eficiência dos PSNA por meio da DEA e quais os principais resultados encontrados. A metodologia empregou uma busca sistemática nas bases de dados Web of Science e SCOPUS. A revisão identificou estudos que aplicaram a DEA, com predomínio em PSNA europeus, motivados pela iniciativa do Céu Único Europeu e pela existência de relatórios de dados europeus. Os modelos DEA mais utilizados foram os de Retornos Variáveis de Escala (VRS) e, frequentemente, os de Retornos Constantes de Escala (CRS). As variáveis de inputs (como controladores de tráfego aéreo) e de outputs (como horas de voo controladas) variaram entre os estudos. A complexidade do tráfego foi um dos fatores identificados que frequentemente afeta a eficiência. O estudo também destacou o uso de técnicas complementares à DEA, como bootstrapping e análises de regressão. As limitações dos estudos revisados incluíram questões relacionadas à disponibilidade, escassez e heterogeneidade dos dados. A conclusão principal é que a DEA é uma ferramenta valiosa para analisar o desempenho dos PSNA. O artigo sugere futuras pesquisas para adaptar esses modelos ao contexto dos PSNA brasileiros, possibilitando benchmarking comparativo.


Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados; Eficiência; Provedores de Serviço de Navegação Aérea; Gerenciamento de Tráfego Aéreo.


ABSTRACT


This article presents a systematic literature review on the application of Data Envelopment Analysis (DEA) in evaluating the efficiency of Air Navigation Service Providers (ANSPs) published between 2013 and 2024. The objective was to understand how the literature has discussed and analyzed the efficiency of ANSPs through DEA and the main findings. The methodology involved a systematic search in the Web of Science and SCOPUS databases. The review identified studies that applied DEA, with a predominance of European ANSPs, driven by the Single European Sky initiative and the availability of European data reports. The most commonly used DEA models were Variable Returns to Scale (VRS) and, frequently, Constant Returns to Scale (CRS). Input variables (such as air traffic controllers) and output variables (such as controlled flight hours) varied among the studies. Traffic complexity was one of the factors identified as frequently affecting efficiency. The study also highlighted the use of complementary techniques to DEA, such as bootstrapping and regression analyses. The limitations of the reviewed studies included issues related to data availability, scarcity, and heterogeneity. The main conclusion is that DEA is a valuable tool for analyzing ANSP performance. The article suggests future research to adapt these models to the context of Brazilian ANSPs, enabling comparative benchmarking.


Keywords: Data Envelopment Analysis; Efficiency; Air Navigation Service Providers; Air Traffic Management.

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Como Citar
Oliveira, M. A. de, & Rosa, C. E. V. (2025). EFICIÊNCIA DOS PROVEDORES DE SERVIÇO DE NAVEGAÇÃO AÉREA (PSNA) POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA): REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: EFFICIENCY OF AIR NAVIGATION SERVICE PROVIDERS (PSNA) THROUGH DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA): A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE. Revista Brasileira De Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 5(2), 16–41. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/308
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Milton Alexandre de Oliveira, UNIFA/FAB/CINDACTA 2

Mestrando em Ciências Aeroespaciais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da UNIFA, com ênfase em Defesa/Poder Aeroespacial. Oficial da ativa da Força Aérea Brasileira (FAB) na atividade de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (2015). Graduado em Tecnólogo em Gerenciamento de Tráfego Aéreo pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) por meio do Curso de Formação de Oficiais Especialistas - CFOE na especialidade de Controle de Tráfego Aéreo (2015). Licenciado em Letras - Português/Inglês (2008). Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos (2020).  UNIFA/FAB/CINDACTA 2. E-mail: maomilton@gmail.com 

Carlos Eduardo Valle Rosa, UNIFA/FAB

Doutor em Geografia, na área de Geopolítica (UFRN). Mestrado em Ciências Aeroespaciais, com ênfase em Defesa/Poder Aeroespacial pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Bacharelado e Licenciado em História pela UFRN e Bacharelado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da UNIFA.  Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB).  E-mail: eduvalle80@hotmail.com