FREE ROUTE AIRSPACE: UMA NOVA ABORDAGEM PARA ESTRUTURA DE ROTAS NO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO FREE ROUTE AIRSPACE: A NEW APPROACH TO STRUCTURE ROUTES IN BRAZILIAN AIRSPACE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conceito Free Route Airspace (FRA) consiste em um espaço aéreo específico, onde os usuários podem planejar livremente uma rota entre um ponto de entrada definido e um ponto de saída definido, com a possibilidade de rotear por pontos significativos intermediários, sem referência à rede de rotas aéreas. Nesse contexto, o conceito FRA propõe uma configuração de rotas livres e desimpedidas, mais dinâmicas e adaptáveis às necessidades operacionais. No cenário atual, a possibilidade de otimizar a estrutura de rotas, tornando-a mais eficiente e flexível, tem se ampliado com os avanços tecnológicos nos sistemas de navegação aérea e na infraestrutura aeroespacial. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar a estrutura atual do espaço aéreo brasileiro e as perspectivas para aplicação do conceito Free Route Airspace (FRA). Para isso, a partir de trabalhos científicos, foram consideradas experiências internacionais, os impactos observados em outros países e os desafios e oportunidades para sua implementação no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e descritiva, sendo classificada como do tipo bibliográfica e documental, com metodologia de natureza quali-quanti.
Palavras-chave: Free Route Airspace; Controle de tráfego aéreo; Estrutura de Rotas Aéreas; Rotas Aéreas Otimizadas.
ABSTRACT
The concept of Free Route Airspace (FRA) refers to a specific airspace in which users are allowed to freely plan a route between a defined entry point and a defined exit point, with the possibility of navigating through significant intermediate points, without reference to the conventional air route network. In this context, the FRA concept proposes a configuration of free and unrestricted routes, which are more dynamic and adaptable to operational needs. In the current scenario, the potential to optimize the route structur, making it more efficient and flexible, has increased with technological advancements in air navigation systems and aerospace infrastructure. In this context, this article aims to examine the current structure of Brazilian airspace and the prospects for the application of the Free Route Airspace (FRA) concept. To this end, based on scientific studies, international experiences, the impacts observed in other countries, and the challenges and opportunities for its implementation in Brazil were considered.mThe research adopts an exploratory and descriptive approach and is classified as a bibliographic and documentary study, with a qualitative-quantitative methodological nature.
Keywords: Free Route Airspace; Air Traffic Control; Air Route Structure; Optimized Air Routes.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.