OS RISCOS DA FADIGA NA OPERAÇÃO AÉREA E AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA NOVA LEI DO AERONAUTA E RBAC 117 THE RISKS OF FATIGUE IN AIRLINE OPERATIONS AND THE CHANGES BROUGHT BY THE NEW AERONAUT LAW AND RBAC 117

Conteúdo do artigo principal

Paula Bernardi Hegele
Greicy Kelli Spanhol Lenzi
Marcelo Ceriotti

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre a nova Lei do Aeronauta (13.475/17) e a RBAC 117, trazendo um comparativo da antiga com a nova regulamentação, para elucidar os avanços na lei, principalmente no que se refere ao gerenciamento dos riscos de fadiga nos aeronautas. O artigo ainda apresenta um breve estudo sobre a fadiga nos aeronautas, suas principais causas e efeitos na operação aérea. Como resultado, essa pesquisa traz um quadro comparativo entre a antiga e a nova regulamentação, além de expor detalhes da utilização do RBAC 117, e foi concluído que a nova legislação traz um foco maior para as questões de fadiga através de limites de madrugadas, jornadas e tempo de voo, visando um aumento da segurança operacional. Os dados para tal pesquisa são adquiridos através de pesquisa bibliográfica e documental, com a intenção de trazer o histórico de evolução dessa regulamentação, as principais mudanças e seus efeitos.


 


Palavras-chave: Fadiga; Lei 13.475/17; RBAC 117; Aviação.


 


ABSTRACT


 


This article presents a study about the new law 13.745/17 and RBAC 117, concerning aeronautical crew regulations in Brazil, bringing a comparative between the old and new regulations, showing the advances in the law, mostly regarding crew fatigue risk management. This article also presents a short study about crew fatigue, its causes and effects. The result of this article is a comparative board between the old and new legislation, and also the details about RBAC 117 limitations. The conclusion is that te new regulantion brings more focus to fatigue through flight time, red-eye flight limitantions, in order to improve operational safety. The data used in this article is from bibliografic and documental research, intending to present the historical evolution of this regulation and the main changes and effects.


 


Keywords: Fatigue; Law 13.475/17; RBAC 117; Aviation.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Hegele, P. B., Lenzi, G. K. S., & Ceriotti, M. (2025). OS RISCOS DA FADIGA NA OPERAÇÃO AÉREA E AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELA NOVA LEI DO AERONAUTA E RBAC 117: THE RISKS OF FATIGUE IN AIRLINE OPERATIONS AND THE CHANGES BROUGHT BY THE NEW AERONAUT LAW AND RBAC 117. Revista Brasileira De Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 5(2), 85–108. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/311
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paula Bernardi Hegele, AEROTD

Acadêmica de Ciências Aeronáuticas. AEROTD. E-mail: paulahegele@gmail.com

Greicy Kelli Spanhol Lenzi, AEROTD

 Psicóloga, Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). AEROTD. E-mail: gkslenzi@gmail.com

Marcelo Ceriotti, AEROTD

Piloto de Linha Aérea. Comandante de Boeing 737NG/MAX. Mestre em Engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica -ITA (2019). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014). Bacharel em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi (2009). É Vice-presidente Regional para a América do Sul da Federação Mundial das Associações de Pilotos de Linha Aérea (IFALPA). Foi Conselheiro Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil -ANAC, entre 2013 e 2015. É membro consultivo da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB de Santa Catarina. É professor no Curso de Ciências Aeronáuticas e Membro Representante do Corpo Docente na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Tecnologia AEROTD. E-mail: marcelo_ceriotti@yahoo.com.br