REALIDADE VIRTUAL NO TREINAMENTO DE PILOTOS: ANDRAGOGIA E INSTRUÇÃO QUALIFICADA PARA SEGURANÇA E CONFIANÇA NO SETOR AÉREO VIRTUAL REALITY IN PILOT TRAINING: ANDRAGOGY AND QUALIFIED INSTRUCTION FOR SAFETY AND CONFIDENCE IN THE AVIATION SECTOR

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Daniel Rino Guimarães

Resumo

A aplicação da Realidade Virtual (VR) no treinamento de pilotos tem se mostrado uma alternativa promissora aos simuladores tradicionais, ao proporcionar experiências imersivas em cenários complexos com menor custo. No entanto, seu uso eficaz depende diretamente da atuação de instrutores qualificados, capazes de empregar metodologias fundamentadas na andragogia para atender às especificidades do aprendizado adulto. Ao integrar conhecimento técnico com práticas pedagógicas adequadas ao ambiente virtual, esses profissionais exercem papel essencial na identificação e correção de falhas operacionais sutis, contribuindo para maior retenção de habilidades e redução de incidentes. A ausência de padrões globais na formação e certificação de instrutores, contudo, ainda representa um obstáculo à consolidação dessa ferramenta. O presente artigo, baseado em revisão bibliográfica discute a importância da qualificação docente para que a realidade virtual, corretamente aplicada, promova ganhos significativos na segurança aérea. Conclui-se que investir em capacitação alinhada à andragogia e às novas tecnologias é fundamental para elevar a confiança no setor e minimizar a ocorrência de acidentes.


 


Palavras-chave: Realidade Virtual; Instrutores Qualificados; Andragogia; Segurança Aérea; Treinamento de Pilotos; Experiências Imersivas.


 


ABSTRACT


 


The application of Virtual Reality (VR) in pilot training has proven to be a promising alternative to traditional simulators by providing immersive experiences in complex scenarios at a lower cost. However, its effective use depends directly on the role of qualified instructors capable of employing methodologies grounded in andragogy to address the specificities of adult learning. By integrating technical knowledge with pedagogical practices suited to the virtual environment, these professionals play a crucial role in identifying and correcting subtle operational errors, thereby contributing to greater skill retention and a reduction in incidents. Nonetheless, the lack of global standards for instructor training and certification still represents an obstacle to the consolidation of this tool. This article, based on a literature review, discusses the importance of instructor qualification so that virtual reality, when properly applied, can lead to significant improvements in aviation safety. It concludes that investing in training aligned with andragogy and new technologies is essential to strengthen confidence in the industry and minimize the occurrence of accidents.


 


Keywords: Virtual Reality; Qualified Instructors; Andragogy; Flight Safety; Pilot Training; Immersive Experiences.

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Como Citar
Guimarães, D. R. (2025). REALIDADE VIRTUAL NO TREINAMENTO DE PILOTOS: ANDRAGOGIA E INSTRUÇÃO QUALIFICADA PARA SEGURANÇA E CONFIANÇA NO SETOR AÉREO: VIRTUAL REALITY IN PILOT TRAINING: ANDRAGOGY AND QUALIFIED INSTRUCTION FOR SAFETY AND CONFIDENCE IN THE AVIATION SECTOR. Revista Brasileira De Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, 5(3), 109–129. Recuperado de https://rbac.cia.emnuvens.com.br/revista/article/view/326
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Rino Guimarães, AVIADOR/TUTOR

Aviador e tutor particular de matérias de aviação civil. Bacharel em Ciências Aeronáuticas com pós-graduações em gestão de processos e psicologia organizacional. E-mail: danielrinoo@hotmail.com