GEOPOLÍTICA AEROESPACIAL
Main Article Content
Resumo
Inicialmente, gostaria de expressar minha profunda gratidão ao Editor da Revista Brasileira de Aviação Civil e Ciências Aeronáuticas, Jairo Afonso Henkes, pela oportunidade de introduzir, nessa importante revista acadêmica, um tema de grande relevância para a Aviação Civil e para as Ciências Aeronáuticas: a Geopolítica Aeroespacial.
Em grande parte, as conclusões que aqui serão apresentadas decorrem de uma pesquisa de doutorado conduzida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação do Prof. Dr. Edu Silvestre de Albuquerque, e de minha experiência profissional na Aeronáutica. Trata-se, portanto, da conexão do rigor acadêmico com a vivência de mais de 30 anos na atividade aérea.
Aqui, seguindo os passos da pesquisa, apresento a Geopolítica Aeroespacial por meio da análise de cinco variáveis: geográfica, política, econômica, tecnológica e ideológica. Duas ressalvas iniciais. Trataremos de apenas alguns elementos dessas variáveis e essas variáveis não são as únicas que podem ser analisadas.