O CUMPRIMENTO DOS REGULAMENTOS AERONÁUTICOS NA INSTRUÇÃO AÉREA E SUA EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DO PILOTO PRIVADO DE AVIÃO COMPLIANCE WITH AERONAUTICAL REGULATIONS IN AIR TRAINING AND ITS EFFECTIVENESS IN FORMING THE PRIVATE AIRPLANE PILOT
Main Article Content
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar o treinamento de Piloto Privado de Avião frente ao cumprimento dos regulamentos aeronáuticos nacionais aplicáveis, com o intuito de averiguar se as normatizações estão sendo cumpridas e, de consequência, se o treinamento praticado no mercado brasileiro consegue, de fato, preparar os futuros pilotos para o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de solucionar problemas quando em voo solo. Para isso, a pesquisa busca, por meio de uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa, a partir de levantamento documental, bibliográfico e de campo – aplicação de questionário –, estruturar o seu corpus. O estudo de campo contou com 101 participantes que responderam ao questionário na plataforma Google Forms, de 16 a 20 de abril de 2021. Como resultado, identificou-se que 63,4% dos participantes consideram o treinamento bom para situações adversas aptos para solucioná-las caso estejam em voo solo; entretanto, também foi identificado que 64,4% do total de pilotos não passaram por uma situação problema, o que pode evidenciar que, em uma situação real, tal aptidão não se confirme. Nem todos receberam o ensino de acordo com o que regem os regulamentos, pois foram constatadas inconformidades entre as horas praticadas para voo solo, navegação, briefing e debriefing e as determinadas nesses normativos. Diante dessa realidade, conclui-se que, para diminuir os riscos operacionais, o ensino baseado em cenário, proposto pela normatização em vigor, seja amplamente utilizado, visto que simuladores de voo possibilitam recortes de diferentes situações, o que, por conseguinte, prepara esses alunos-pilotos para diversos cenários de forma mais completa.
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.